Diário de São Paulo
Siga-nos

Com Itamar Vieira Junior, Criolo e Rincon Sapiência, 9ª edição do Festival Literário no Vale do Ribeira começa neste domingo

Itamar Vieira Junior, autor vencedor dos prêmios literários Jabuti, Oceanos e Leya com o romance “Torto Arado”, será entrevistado pelo escritor Marcelino

itamar
itamar

Redação Publicado em 27/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h18


Eventos serão transmitidos pela internet; mostra cultural segue até 3 de julho com apresentações musicais, teatrais e debates com escritores e líderes indígenas e quilombolas

O governo do estado de São Paulo promove, a partir deste domingo (27), a 9ª edição do Festival Literário no Vale do Ribeira (FLI), que segue até 3 de julho. A mostra exibirá encontros literários, apresentações musicais e teatrais, além de conversas com lideranças quilombolas e indígenas.

O evento é gratuito e será transmitido via Facebook, Instagram e YouTube do Oficinas Culturais, programa da Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa. O projeto conta com apoio das prefeituras de Iporanga e Registro, do interior paulista.

Batizado de “Heranças, Presenças e Horizontes”, o festival tem a finalidade de mostrar a diversidade cultural da região por meio do território, de identidades, trajetórias e questões da sociedade.

“A programação é extensa porque tentamos fugir da redutibilidade, mas o objetivo é propor um projeto de sociedade, ampliar olhares para a diversidade de produção de literatura, de palavras, de conhecimento e de cultura”, explicou Fernando Fado, coordenador de programação cultural do FLI.

Itamar Vieira Junior, autor vencedor dos prêmios literários Jabuti, Oceanos e Leya com o romance “Torto Arado”, será entrevistado pelo escritor Marcelino Freire sobre a temática do livro.

“É preciso enxergar, ouvir, tatear, saborear e sentir os odores de Heranças, Presenças e Horizontes, como quem entra num caleidoscópio. Todas as atividades são formas de manter e ampliar a nossa capacidade estético-respiratória”, afirmou Renato Nogueira, doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos curadores da festival.

A programação completa da 9ª edição do FLI pode ser conferida no site oficial do programa Oficinas Culturais.

“Pensar em um país que lê pouco é pensar muito de onde e como a gente vem, quem nos trouxe até aqui. Quando eu falo que, no FLI, a gente valoriza os múltiplos saberes, é para mostrar que a palavra, a produção de conhecimento e a literatura estão muito mais próximas que a gente imagina”, apontou Fado.

A pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2019 pelo Instituto Pró-Livro, revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento mostrou que apenas 52% dos brasileiros têm hábito de leitura.

Entre os convidados da mostra estão nomes conhecidos do rap nacional, como Rincon Sapiência, que se apresenta já no domingo, às 18h, e Criolo, que será entrevistado pela atriz, MC e diretora Roberta Estrela D’Alva em 2 de julho, às 20h.

*Com supervisão de Paula Lago

Rapper Criolo, indicado ao Grammy Latino em 2019 — Foto: Gil Inoue

Rapper Criolo, indicado ao Grammy Latino em 2019 — Foto: Gil Inoue

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias