Enquanto a maioria da mídia continua retratando o final dos tempos na TV, eu decidi que esta semana abordaria os assuntos de forma positiva, confesso não é
Redação Publicado em 22/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h03
Enquanto a maioria da mídia continua retratando o final dos tempos na TV, eu decidi que esta semana abordaria os assuntos de forma positiva, confesso não é fácil, mas a semana esta terminando para mim melhor do que começou. Aqui no estado de São Paulo hoje é o dia 61 da quarentena, paramos para pensar e parece uma série de ficção. Então decidi que o dia 61 da minha quarentena vai ser o capítulo que marca o Início da preparação para voltar a “vida normal”.
Pensar na “vida normal” pós quarentena pode ser um desafio. Será uma nova vida normal, tudo que conhecíamos como rotina mudou, e olhando positivamente, pode ser um desafio excitante. Assim, esta semana comecei a reunir alguns dados interessantes e me preparar para o novo ano 2020.
É fácil encontrarmos bons materiais de pesquisas sérias de tendência de consumo e recuperação da economia pós quarentena, assim, resolvi juntar algumas informações que estou levando em consideração para fazer a essa preparação para a minha nova vida normal.
Tivemos mudanças profundas de valores e mentalidade, fomos obrigados na “marra” a nos prevenirmos e planejarmos melhor nossas atividades e vida financeira. Nos reconectamos com pessoas queridas através de meios digitais (que antes não encontrávamos por falta de oportunidade presencial), começamos a consumir de forma muito mais consciente e por último percebemos que somos frágeis demais, que nosso planeta e sociedade vem em primeiro lugar.
Tudo isso aconteceu muito rápido, e são valores que absorvemos e não mudarão depois dessa quarentena. Na nova vida normal, o DIGITAL virou ONIPRESENTE em nossas vidas. Para meditar, para rezar, para comprar, para falar, para reunir, para trabalhar, etc. Por exemplo, uma pesquisa realizada pela McKinsey no Brasil conta que aplicativos de equilíbrio e meditação tiveram um incremento de usuários de 20% desde o início da quarentena. Isso sem contar no incrível número de pessoas que estão usando aplicativos tradicionais como Instagram para estas atividades. Continuaremos o CONSUMO REPENSADO pela insegurança financeira em novos tempos, tivemos um aumento de INFIDELIDADE DE CONSUMO – 25% das pessoas estão comprando em lojas novas e 30 a 40% comprando marcas novas, daremos mais valor ao CONSUMO SEGURO (lojas bem limpas) e não apenas preço, mudamos nosso comportamento com relação a nossa SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA – o que deixávamos para cuidar depois estamos cuidando agora, 60% destes entrevistados estão consumindo mais produtos frescos durante a quarentena, nosso LAR assumiu um novo papel, virou nosso Oásis de segurança, de entretenimento, de cuidados pessoais, exercício físico e principalmente trabalho, nos tornaremos mais CASUAIS – como é bom usar roupas mais confortáveis e ainda assim produzir igual ou até mais do que antes, SUSTENTABILIDADE – 60% destas pessoas identificam que fizeram mudanças significativas de estilo e comportamento para reduzir impacto no meio ambiente, PROPÓSITO- começamos a valorizar mais marcas que desempenham um papel adicional ao negócio perante nossa sociedade e por fim a DESVALORIZAÇÃO DA METRÓPOLE – oportunidade de produzir de forma descentralizada é algo vivo e real agora, e isso não tem volta.
Como todas estas mudanças de comportamento irão moldar a nossa nova vida normal?
É muita coisa para absorver, mas com certeza em meio a tudo isso, iremos encontrar muitas oportunidades de negócio, oportunidades de melhorias pessoais e qualidade de vida e oportunidade de ajudar o próximo, pois outra coisa bacana em nosso comportamento é a resposta humana que a sociedade teve nesta crise, em ajudar e cuidar do mais frágil, pessoas e empresas mostraram o seu valor!
Hoje é o dia 61 da quarentena e para mim o capítulo da preparação para nova vida normal.
CLAUDIO G. LOUREIRO NUNES, é CEO da Tamboré Capital e Colunista do Diário de S. Paulo. Graduado em comunicação e marketing pela FAAP, Pós-Graduado em Finanças no Insper e bacharel em Administração pela Universidade Metropolitana da Florida, EUA. É especialista em Marketing e Gestão de Negócios, responsável pela abertura de importantes operações de hospitalidade e gastronomia no Brasil como TGI FRIDAYS.
Contatos:
Instagram @claudionunes
Twitter @claudio_nunes
Leia também
Você é pecador? Governo está prestes a aprovar ‘Imposto do pecado’; entenda
Relembre as polêmicas sexuais de Belo e Gracyanne: vício em sexo, anal e orgia
Primeira entrevista de Céline Dion sobre doença sem cura emociona a web
Cidade proíbe venda de sorvetes após meia noite; entenda o motivo
Policial de 21 anos é arrebatado por facção criminosa no Guarujá
Belo sugere novo romance após término com Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"
Geraldo Alckmin recebe cobrança para que participe mais das articulações com o Congresso
Gisele Bündchen chora após ser abordada por policial; saiba o motivo
Relembre as polêmicas sexuais de Belo e Gracyanne: vício em sexo, anal e orgia
Morre Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, aos 51 anos