Diário de São Paulo
Siga-nos

Chuvas que atingem SP são provocadas por fenômeno típico do verão

As fortes chuvas que atingem São Paulo e que devem continuar no início desta semana, foram causadas por uma organização da Zona de Convergência do Atlântico

Chuvas que atingem SP são provocadas por fenômeno típico do verão
Chuvas que atingem SP são provocadas por fenômeno típico do verão

Redação Publicado em 30/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 21h41


De acordo o Climatempo, a ação organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) foi responsável também pelas tempestades em Minas Gerais, no início do mês, e no Sul da Bahia, no final do ano passado.

As fortes chuvas que atingem São Paulo e que devem continuar no início desta semana, foram causadas por uma organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começou a se configurar na última sexta-feira (28).

De acordo com previsão do Climatempo, o estado de São Paulo seria um dos mais afetados pela ZCAS até a segunda-feira (31), com altos volumes de precipitação, principalmente nas áreas próximas ao Paraná e entre o Litoral Sul e Baixada Santista.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, explica que a ZCAS é um momento na atmosfera onde há uma combinação de circulação de ventos em vários níveis que força uma concentração de ar úmido em uma determinada região.

“A ZCAS é um fenômeno típico do Verão na América do Sul. Todos os tempo podemos observá-las, em maior ou menor intensidade, a depender de como estão os padrões de temperatura oceânica no Atlântico Sul”, afirma a meteorologista.

De acordo com Pegorim, foi a manifestação da ZCAS que provocaram chuvas, no início do mês, em Minas Gerais – onde pelo menos 19 pessoas morreram com as tempestades, e no Sul da Bahia, no final do ano passado, quando 26 pessoas morreram.

“Não é um problema só da chuva. Precisamos, mais do que nunca, ‘desnaturalizar’ o desastre natural, porque a culpa também é nossa”, disse a meteorologista.

De acordo com as estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, as áreas de instabilidade seguem entre a região de Campinas e o Vale do Paraíba, que podem atingir a Grande São Paulo de forma mais isolada.

Com isso, há condições para ocorrência de novas chuvas na forma de pancadas com intensidade variando entre fraca e moderada, sobretudo entre o final da tarde deste domingo e à noite. Os riscos de deslizamentos de terra, transbordamento de rios e córregos e alagamentos ainda são elevados em áreas de risco, uma vez que o solo nestas regiões já está encharcado.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias