Diário de São Paulo
Siga-nos

Centenas de imigrantes lotam abrigos em Tijuana, na fronteira com os EUA

Mais de mil pessoas da América Central estão se aglomerando em Tijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos. O grupo tem enfrentado a falta de

Centenas de imigrantes lotam abrigos em Tijuana, na fronteira com os EUA
Centenas de imigrantes lotam abrigos em Tijuana, na fronteira com os EUA

Redação Publicado em 17/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h31


Mais de mil pessoas da América Central estão na cidade mexicana. Imigrantes enfrentam falta de estrutura e clima de tensão com os moradores.

Mais de mil pessoas da América Central estão se aglomerando em Tijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos. O grupo tem enfrentado a falta de estrutura. E também um clima de tensão com os moradores da cidade mexicana.

Na porta do abrigo o funcionário avisa: Só mulheres com crianças. Não há espaço pra mais ninguém. Com abrigos em Tijuana lotados, os migrantes vão se espalhando pelas ruas da cidade, passando a noite no chão e no frio.

A cidade é a última parada no México antes que eles tentem apresentar o pedido de asilo às autoridades americanas.

A precariedade deve piorar em Tijuana nos próximos dias. Até agora chegaram 1.500 migrantes. Outros 6 mil já deixaram a Cidade do México e estão a caminho da fronteira.

A caravana começou em Honduras um mês atrás. Foi atraindo pessoas de outros países da América Central, principalmente Guatemala e El Salvador, antes de cruzar o México.

Quem já está em Tijuana vê do outro lado da cerca a operação militar que o presidente Donald Trump ordenou. Quase 7 mil soldados foram enviados para reforçar a segurança no lado americano da fronteira.

E quem esperava encontrar dificuldades para entrar nos Estados Unidos acabou se deparando, pela primeira vez, com protestos no México. Os mexicanos até agora estavam abraçando e ajudando os integrantes da caravana. Mas, em Tijuana, um grupo de pessoas se reuniu para gritar “fora daqui” e pedir que os migrantes voltem para seus países. Houve confusão e a polícia teve que intervir.

Compartilhe  

últimas notícias