Diário de São Paulo
Siga-nos

Celebre suas vitórias

Cada vez que cometemos um erro, somos massacrados por isto. É tanta pressão por resultados que não nos permitimos errar. A empresa nos cobra, o mercado, nós

Celebre suas vitórias
Celebre suas vitórias

Redação Publicado em 08/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h48


Cada vez que cometemos um erro, somos massacrados por isto. É tanta pressão por resultados que não nos permitimos errar. A empresa nos cobra, o mercado, nós mesmos, nossos pares, funcionários, parceiros, colaboradores e clientes. Todos sabem cobrar.

E quando acertamos? Não fizemos mais que nossa obrigação!

Será isto certo?

As opiniões certamente serão divididas. Eu tenho a minha e acredito que não.

É evidente que num mundo tão concorrido, somos forçados a dar o melhor de nós e procurar sempre fazer tudo o que podemos no sentido de sermos o melhor nas nossas profissões e na nossa vida pessoal. Todos querem que sejamos perfeitos e impecáveis a todo instante.

Aonde isto vai nos levar? Não sei.

Cobrar faz parte da vida e do mundo dos negócios. O tempo todo e a todo instante mas, e celebrar? Será que não devemos na mesma medida em que cobramos, comemorar nossas vitórias, sejam elas grandes ou pequenas.

O dia a dia nos faz pensar exclusivamente nos nossos acertos apenas como uma batalha que foi vencida e que devemos imediatamente nos preparar para a próxima.

Não nos damos tempo para comemorar. Parar um minuto que seja para se valorizar. Não fazemos isto conosco e nem com os nossos pares, funcionários ou quem quer que seja.

Vemos em algumas empresas fotos ou frases a respeito do colaborador do mês ou da semana. Será que isto funciona?  Não sei avaliar. Estou realmente questionando. Este reconhecimento é de verdade ou só para constar como uma das funções do RH?

Caros leitores, o que gostaria de colocar de modo muito simples e verdadeiro é que as pessoas já são pressionadas demais. Esta pressão não vai passar. Eu sei e você também sabe disto. Agora, peço que acredite um pouquinho que seja. É muito importante comemorar. Qual foi a última vez que você elogiou com o “coração” algo importante que alguém fez em sua empresa?

Sras. e Srs. líderes de equipes, gestores, diretores, gerentes e outros, pensem nisto. Qual o real valor de uma comemoração, de um elogio? As pessoas precisam ser mais reconhecidas. Todo mundo quer receber bônus a cada período mas só isto não  basta. As pessoas funcionam muito melhor quando elogiadas verdadeiramente por algo que fizeram. As pessoas precisam disto. Elogie, comemore as vitórias de seu time, de sua equipe. Mostre a eles que ficou feliz com o que já foi conseguido até aquele momento. Reúna sua equipe, elogie em público, sorria e comemore. Aproveite este momento e integre mais a sua equipe.

Vocês se lembram o que acontecia com as crianças quando nós as elogiávamos pelos seus acertos? Elas ficavam muito felizes e queriam acertar mais. Pense nisto. Os adultos não são diferentes.

Comemore e Sucesso!

Compartilhe  

últimas notícias