Diário de São Paulo
Siga-nos

Assaltante deixa dinheiro para roubar passarinho premiado no Rio

O advogado trabalhista Fernando de Sousa, de 64 anos, deixa uma loja com um grupo de amigos, na Tijuca, Zona Norte do Rio . Todos se despedem e Fernando se

Assaltante deixa dinheiro para roubar passarinho premiado no Rio
Assaltante deixa dinheiro para roubar passarinho premiado no Rio

Redação Publicado em 17/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h58


Homem em moto rendeu vítima, mas não levou dinheiro, celular ou aliança de advogado, pedindo apenas passarinho premiado que estava dentro de gaiola

O advogado trabalhista Fernando de Sousa, de 64 anos, deixa uma loja com um grupo de amigos, na Tijuca, Zona Norte do Rio . Todos se despedem e Fernando se prepara para atravessar a Rua Campos Salles. De repente, um homem em uma motocicleta, que estava escondido atrás de um carro a poucos metros de distância, arranca com o veículo e para ao lado do advogado. O bandido coloca a mão na cintura e rende sua vítima. Ele não exige celular, relógio, cerca de R$ 300 que estavam numa carteira e nem a aliança que Fernando usava . Com um grito, ordena ao advogado que entregue apenas uma gaiola com um passarinho, que segurava em uma das mãos.

Em seguida, o assaltante foge do local levando a gaiola com o pássaro, que foi colocada estrategicamente em cima do tanque da motocicleta. A cena descrita acima ocorreu no último domingo, por volta das 15h20. O passarinho roubado não é uma ave qualquer, mas sim um bicudo premiado em torneios de cantos.

Nascido em um criadouro licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambente (Ibama) e batizado de Sapinhoá, nome de um poço de petróleo pré-sal, o bichinho tem menos de 4 anos e usa anilha de identificação, espécie de carteira de identidade dos pássaros, onde constam dados como número de registro e data de nascimento e filiação. Tudo isso devidamente registrado no Ibama.

Em dezembro último, ficou em segundo lugar em um campeonato disputado em Niterói. Carioca e sem nunca ter sido assaltado antes, o advogado disse que jamais esperava passar pelo o que aconteceu no domingo.

“Lembro que parei quando vi a moto se aproximando. Fiz sinal dizendo que ele podia passar. O motoqueiro parou ao meu lado. Só abriu a viseira do capacete, colocou a mão na cintura e gritou perdeu! Arrancou a gaiola da minha mão com tanta força que até machucou meu dedo. Não levou celular, dinheiro, relógio, nada. Só a gaiola com o passarinho mesmo. Fiquei atônito. Nunca tinha sido assaltado antes e jamais imaginei que fosse ser vítima de um roubo assim. Estou há dois dias sem conseguir dormir direito, acordo sempre sobressaltado. Aquela cena de domingo não sai da minha cabeça”, disse o advogado, que preferiu não dizer o valor em dinheiro de Sapinhoá.

“Fiquei muito sentido com isso. Prefiro dizer apenas que o Sapinhoá tem um valor estimativo muito grande pra mim. Estava sendo preparado para ser um campeão e vinha muito bem, tanto que já havia conseguido um segundo lugar logo num dos primeiros torneios que disputou”, completou Fernando Sousa, acrescentando que o passarinho tem uma pinta branca em um dos lados do bico.

O roubo foi registrado pelo advogado na 18ªDP (Praça da Bandeira). O que se sabe até agora, é que o bandido chegou a dar uma volta no quarteirão, antes de parar a motocicleta que conduzia atrás de um automóvel estacionado.

Dali, ficou provavelmente aguardando a oportunidade para agir. Logo após o assalto, o motociclista foi visto pela última dobrando a Rua Ibitiruna, de onde desapareceu. A anilha usada por Sapinhoá tem o número de registro 027.16/17 MLPMG 3.0. Quem tiver informações que ajudem a polícia a chegar aos assaltante pode ligar para o Disque-Denúncia no número 2253-1177. Não é necessário se identificar.

.

.

.

iG

Compartilhe  

últimas notícias