Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: O que esperar de Suns e Clippers na final da Conferência Oeste

Phoenix Suns e Los Angeles Clippers iniciam neste domingo, às 16h30, uma final de Conferência Oeste inédita e surpreendente, que poucos apostariam no início

CLIPPERS
CLIPPERS

Redação Publicado em 20/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h20


Ausências de Kawhi Leonard e Chris Paul no início não comprometem série empolgante, e que promete ser longa

Phoenix Suns e Los Angeles Clippers iniciam neste domingo, às 16h30, uma final de Conferência Oeste inédita e surpreendente, que poucos apostariam no início da temporada, mas nem por isso menos empolgante. É a primeira vez em uma década que Stephen Curry, LeBron James e Greg Popovich estão fora desta fase ao mesmo tempo. Depois de 15 anos, nenhum jogador eleito MVP anteriormente disputará a série decisiva do Oeste.

Marcados por lesões de estrelas como nunca antes, os playoffs de 2021 terão, ironicamente, o encontro de Chris Paul com sua ex-equipe, uma história de glórias e decepções por motivos físicos. O veterano armador comandou a mudança de patamar da franquia, de patinho feio da NBA à candidata permanente ao título. Atuou nos Clippers de 2011 a 2017, mas terminou ausente de duelos fundamentais em momentos críticos, como nas semifinais de conferência em 2015 (problema na coxa) e na primeira rodada de 2016 (mão quebrada).

O time acabou eliminado nas duas vezes, quando gozava do auge de estrelas como Blake Griffin e DeAndre Jordan. Desta vez, do lado oposto, Paul não vai estar em quadra no jogo 1, por cumprir protocolos relacionados à covid. O retorno pode acontecer no jogo 2, na terça-feira, a depender de novos testes. Pelos Clippers, é a vez de lamentar por Kawhi Leonard. O astro lesionou o joelho direito na série contra o Utah Jazz e há o temor de que não tenha mais condições de atuar nesta pós-temporada. Ele já está fora dos dois primeiros duelos, em Phoenix.

Como os dois times chegaram até aqui?

O Phoenix Suns não participava dos playoffs desde 2010. Naquela oportunidade, perdeu a final de conferência para os Lakers por 4 a 2, com um time que contava com Steve Nash, Amare Stoudamire e Leandrinho vindo no banco. Do outro lado, é a primeira vez que os Clippers alcançam a final do Oeste em 50 anos de história. A vantagem do mando de quadra é dos Suns, segundo lugar da conferência na temporada regular. Los Angeles foi o quarto. Os Clippers venceram duas e perderam uma contra o rival no ano. O último duelo, no entanto, foi em abril, em contexto muito distinto.

O time de Devin Booker, Deandre Ayton e companhia não joga há uma semana. Completou a varrida no Denver Nuggets, do MVP de 2021, Nikola Jokic, no último domingo, depois de seis jogos contra os combalidos Lakers. Os Clippers protagonizaram uma virada monumental na última sexta-feira, no jogo 6 da semifinal, quando perdiam por 25 pontos e terminaram com vitória sobre o Utah Jazz. O time de Salt Lake City havia sido o melhor da NBA na temporada regular. Antes, os Clippers eliminaram os Mavericks, de Luka Doncic, em sete jogos.

Paul George e Terance Mann fazem o trabalho sem Kawhi — Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Paul George e Terance Mann fazem o trabalho sem Kawhi — Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Como jogará o Los Angeles Clippers?

Uma das marcas do time de Los Angeles até aqui, nos playoffs, é a baixa minutagem dos seus pivôs de origem, mesmo na série contra Rudy Gobert. Ivica Zubac tem 13,6 minutos de média. DeMarcus Cousins só entrou em quadra nas duas derrotas contra Utah, com 15 minutos jogados no total. O técnico Ty Lue tem optado por um time mais baixo e ágil, com especialistas em defesa e arremessos de três em todas as posições. Los Angeles tem o terceiro melhor aproveitamento de arremessos do perímetro dos playoffs, depois de uma temporada regular histórica no quesito. Terá pela frente, no entanto, a segunda melhor defesa em termos de eficiência em chutes de três do oponente na pós-temporada.

Os Clippers são o time que permite menos pontos no garrafão nos playoffs. Por outro lado, são apenas a 12ª melhor defesa de perímetro. Para encarar o versátil Phoenix, Paul George deve ter a função de ser o primeiro marcador de Devin Booker. Se Chris Paul estiver em quadra, Pat Beverley será o carrapato, mas Reggie Jackson e o jovem Terance Mann, o nome do jogo 6 contra Utah, também revezarão na armação para melhores sequências ofensivas. Sem Kawhi Leonard, George deverá ser o foco de Jae Crowder e Mikal Bridges, um tremendo desafio para o astro na tarefa de ser o principal pontuador do time

Como jogará o Phoenix Suns?

A saúde de Chris Paul é fundamental para esta resposta. Sem ele, o time perde seu pilar na distribuição de jogadas. No jogo 1, Cameron Payne terá a árdua tarefa de substituí-lo. Devin Booker é o foco ofensivo, com Deandre Ayton na parceria para jogadas de pick’n roll e pontes aéreas. A questão é quantos minutos o técnico Monty Williams conseguirá manter o pivô em quadra, obrigado a defender homens de perímetro leves e ágeis do rival a todo instante. Bem diferente de encarar Anthony Davis e Nikola Jokic.

O ritmo de jogo tende a ser cadenciado na série. Os Suns têm apenas o nono time mais veloz dos playoffs. Os Clippers são o 15º e penúltimo no quesito. Se o cinco contra cinco em meia quadra deve ser a tônica, em detrimento do jogo de transição, os dois times têm a movimentação constante do basquete moderno como característica. Phoenix tem o segundo melhor rating defensivo da pós-temporada até agora, com 104,7 pontos por 100 posses, mas é apenas a 10ª melhor defesa de garrafão. Vai encarar o maior rating ofensivo dos playoffs até o momento, com 123,4 por 100 posses. Defender a avalanche de bolas de três não pode significar esquecer das penetrações.

Quem é o favorito?

A série tem tudo para ser longa e as variáveis são numerosas, especialmente pela dúvida sobre a condição física de Chris Paul e Kawhi Leonard. Phoenix teve uma temporada regular mais sólida e um caminho mais tranquilo nos playoffs até o momento. Los Angeles é o time da virada. Bateu o favorito Utah Jazz de maneira espetacular no jogo 6 e é a primeira equipe da história a vencer duas séries na mesma temporada após começar 0-2. Os Clippers estão mais preparados para atuar sem Leonard do que os Suns sem Paul. Mas, com o armador, o favoritismo é dos Suns.

Agenda

Jogo 1: Domingo (20/06), 16h30 – Phoenix x Los Angeles
Jogo 2: Terça (22/06), 22h – Phoenix x Los Angeles
Jogo 3: Quinta (24/06), 22h – Los Angeles x Phoenix
Jogo 4: Sábado (26/06), 22h – Los Angeles x Phoenix
Jogo 5: Segunda (28/06), 22h – Phoenix x Los Angeles (se necessário)
Jogo 6: Quarta (30/06), 22h – Los Angeles x Phoenix (se necessário)
Jogo 7: Sexta (02/07), 22h – Phoenix x Los Angeles (se necessário)

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias