Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: com Meninos da Vila à vontade no primeiro tempo, Holan começa a dar cara ao Santos

Ariel Holan escolheu seis garotos com idades entre 16 e 21 anos para começar a partida do Santos contra o Ituano, na noite do último sábado, e colheu sua

Santos
Santos

Redação Publicado em 14/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h16


Escalação certeira e quase “sub-21” fazem Peixe vencer o Ituano por 2 a 1 pelo Paulistão

Ariel Holan escolheu seis garotos com idades entre 16 e 21 anos para começar a partida do Santos contra o Ituano, na noite do último sábado, e colheu sua primeira vitória no Campeonato Paulista. Com os meninos à vontade na etapa inicial, o Peixe fez dois, tomou alguns sustos nos contra-ataques, mas assegurou o resultado.

De olho no jogo de volta da segunda fase da Libertadores, contra o Deportivo Lara, terça-feira, às 19h15 (de Brasília), na Venezuela, o treinador argentino optou por começar com uma equipe mexida – ainda sem Marinho, em fase de recuperação física após se recuperar de Covid-19.

Kaio Jorge, mais um destaque ofensivo do Peixe na temporada passada, também ficou de fora, recém-recuperado de lesão. Soltedo, que completou 100 jogos pelo Santos, começou entre os reservas e foi acionado apenas na etapa final.

Vinicius Balieiro marcou o gol da vitória do Santos em casa — Foto: Santos FC

Vinicius Balieiro marcou o gol da vitória do Santos em casa — Foto: Santos FC

À moda Holan

O primeiro gol do Santos na partida chegou como consequência dos bons primeiros minutos da equipe. O Peixe pressionou a saída de bola do Ituano na etapa inicial e optou por preencher o campo adversário. Ofensivamente, a estratégia deu muito certo.

Pirani, de 18 anos, cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque para cabeceio certeira de Lucas Braga, de 24, que se antecipou à marcação para abrir o placar na Vila Belmiro.

Com Ângelo, de 16, solto pelo lado direito do ataque, o Santos teve no garoto uma de suas principais armas ofensivas. Veloz e leve, o jovem atacante promissor da equipe foi melhor em praticamente todas as disputas de um contra um (às vezes, mais de um) da primeira etapa.

Ariel Holan em jogo do Santos contra o Ituano — Foto: Duda Bairros / Estadão Conteúdo

Ariel Holan em jogo do Santos contra o Ituano — Foto: Duda Bairros / Estadão Conteúdo

Contragolpe

O contra-ataque certeiro do Ituano escancarou um problema que precisará ser corrigido por Holan: ocupar o campo de ataque com muitos homens deixa buracos e, principalmente, espaços para bolas longas na defesa santista.

Foi assim que Bruno Lopes invadiu a área pelo lado direito do ataque, ao passar por Kaiky, de 17 anos. O jovem zagueiro santista errou o bote e deixou o atacante rival livre na linha de fundo para tocar para trás e achar Branquinho. Era o empate do time visitante.

Jogão

Oscilação defensiva à parte, o Santos seguiu melhor no “show” do primeiro tempo. Terminou a etapa inicial com 71% de posse de bola e dez finalizações. Volume ofensivo de um time que pretende propor o jogo, principalmente jogando em casa.

Candidato a estrela da noite, Ângelo tabelou com Jean Mota na entrada da área e quase fez o seu gol. Não deu. Mas, no rebote, Vinicius Baleiro, o polivalente meia de 21 anos, que jogou como lateral-direito, apareceu para colocar o Santos na frente novamente e decretar o que seria a vitória.

A primeira vitória

A confirmação da primeira vitória do Santos no Campeonato Paulista veio com um segundo tempo abaixo do esperado. O Ituano passou a finalizar mais e a ocupar mais terreno adversário. Insistiu em chegadas de velocidade, mas não achou o gol.

Após ganhar a braçadeira de capitão assim que entrou em campo das mãos de Luan Peres, Alison, colocado em campo após o intervalo, oscilou no jogo e deu botes errados que quase custaram caro ao Santos.

Soteldo, em noite de seus 100 jogos, também não se apresentou da melhor forma possível. Mas, embora tenha oscilado, deixou duas vezes Lucas Braga na cara do gol na etapa final. Se no primeiro tempo o atacante teve sucesso, desperdiçou ambas as chances no segundo.

Aos poucos, Holan começa a dar cara ao seu Santos, que agora, mais confiante depois de vencer na estreia da Libertadores e também no estadual, buscará confirmar a classificação à terceira fase da competição continental na próxima terça.

Em números

Confira os números do Santos na partida:

  • 63% de posse de bola
  • 14 finalizações
  • 5 finalizações para fora
  • 378 passes certos
  • 64 passes incompletos
  • 14 desarmes

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias