Diário de São Paulo
Siga-nos

Análise: atual sequência do Palmeiras deve preocupar para as finais da Copa do Brasil?

Com um futebol nada empolgante, o Palmeiras vai cumprindo tabela e se despedindo do Campeonato Brasileiro sem deixar muita saudade na sempre exigente torcida

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 23/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h43


Verdão usa corretamente o Brasileirão como treino, mas ainda tem problemas para resolver

Com um futebol nada empolgante, o Palmeiras vai cumprindo tabela e se despedindo do Campeonato Brasileiro sem deixar muita saudade na sempre exigente torcida alviverde. Na última segunda-feira, o time de Abel Ferreira empatou em 1 a 1 com o Atlético-GO, no Allianz Parque, e reforçou o debate sobre as finais da Copa do Brasil.

Afinal, o desempenho atual do Palmeiras pode preocupar para as decisões contra o Grêmio? Deve servir como alerta, sim, mas nada exagerado em tom de muito pessimismo.

Os números indicam que o time venceu apenas uma vez no cansativo mês de fevereiro. Se ampliar o recorte para todo o ano de 2021, são 16 partidas e apenas cinco vitórias, com mais de um gol marcado no mesmo jogo apenas três vezes.

Gustavo Gómez e Felipe Melo na partida entre Palmeiras e Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Gustavo Gómez e Felipe Melo na partida entre Palmeiras e Atlético-GO — Foto: Marcos Ribolli

Três dessas vitórias foram em momentos decisivos: River Plate na Argentina, Dérbi contra o Corinthians e final contra o Santos. E é justamente esse clima de decisão que tem faltado ao time alviverde na atual sequência, o que é totalmente aceitável pela ausência de objetivos no Brasileirão, e imagina-se que estará em alta no mata-mata.

O desempenho no Mundial de Clubes foi péssimo e abriu questionamentos sobre a formação titular. Desde então, o Brasileiro tem sido uma espécie de laboratório para um time que precisa recuperar sua competitividade e eficiência para os dois jogos contra o Grêmio.

A um jogo de iniciar a disputa pelo título da Copa do Brasil – quinta-feira ainda tem Brasileirão, contra o Atlético-MG –, o Verdão rodou seu elenco, ganhou os retornos de Zé Rafael e Wesley e está perto de ter novamente Gabriel Veron, mas ainda aguarda as recuperações de Gabriel Menino e Danilo para ter um elenco mais completo.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e sua comissão técnica — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e sua comissão técnica — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Além da parte médica ou física, o time palmeirense precisa enfrentar a queda de produção de seu ataque. Raphael Veiga sofre com irregularidade na armação no momento em que Lucas Lima não faz por merecer uma chance.

Uma alternativa tem sido Luiz Adriano mais livre e fora da área para construir o jogo ofensivo da equipe. Mas o setor também deixou de ser efetivo: dos considerados titulares, apenas Rony marcou (uma vez) nos últimos sete jogos – foram seis gols no total em fevereiro.

Na quinta-feira, o último teste do Palmeiras deve ter reservas. O trabalho agora será mais na Academia de Futebol. O desempenho não é o ideal e não empolga neste momento, mas há tempo e qualidade para lutar pela Copa do Brasil.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias