Samu

Governo federal anuncia entrega 156 novas ambulâncias do Samu

Meta do governo é renovar frota do Samu até 2026, garantindo acesso universal e veículos com até cinco anos de uso

Meta do governo é renovar frota do Samu até 2026, garantindo acesso universal e veículos com até cinco anos de uso - Imagem: Reprodução / Rovena Rosa / Agência Brasil

Gabriela Thier Publicado em 27/03/2025, às 16h04

Na última quinta-feira (27), o vice-presidente, Geraldo Alckmin, realizou a entrega de 156 novas ambulâncias para integrar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um serviço gratuito dedicado à assistência em situações de urgência e emergência na área da saúde. Com um investimento total de R$50,4 milhões, esses veículos visam fortalecer o atendimento em 114 municípios espalhados por 15 estados brasileiros, beneficiando cerca de dois milhões de cidadãos.

Entre as cidades que receberão as ambulâncias, destaca-se que 94 delas serão contempladas com esse recurso pela primeira vez, incluindo localidades como Cavalcante, em Goiás, e São Lourenço do Piauí.

No evento realizado em Brasília, Alckmin enfatizou a importância do tempo no atendimento de emergência, referindo-se à "hora de ouro". "Os primeiros 60 minutos são cruciais. Um atendimento ágil e uma equipe bem treinada podem salvar vidas e minimizar sequelas", afirmou. Ele também reiterou os três pilares do Sistema Único de Saúde (SUS): igualdade no atendimento a todos os cidadãos, universalidade do serviço e integralidade na saúde do indivíduo.

O governo federal tem como meta renovar completamente a frota do Samu e garantir acesso universal ao serviço até o final de 2026. Essa iniciativa será viabilizada por meio dos recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de que até 2025 todos os veículos em operação tenham até cinco anos de uso.

A cobertura populacional do Samu atinge atualmente quase 90%, conforme dados do Ministério da Saúde. O serviço já conta com mais de 4.300 veículos ativos, alcançando aproximadamente 188,6 milhões de brasileiros em 4.143 dos 5.570 municípios do país.

Ainda no primeiro semestre deste ano, está prevista a entrega de mais ambulâncias: 45 unidades para Sete Lagoas, Minas Gerais, em abril; e 193 para Lauro de Freitas, na Bahia, em maio.

Além disso, um edital do PAC Seleções está disponível para atender demandas específicas das prefeituras e estados com a distribuição adicional de 1.500 ambulâncias do Samu, seja para renovação ou ampliação da frota existente. Os gestores têm até o dia 31 de março para apresentar suas solicitações. O orçamento destinado a essa ação é de R$525 milhões.

O Samu integra a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel. O serviço pode ser acionado pelo número 192, onde equipes especializadas oferecem orientações à população e enviam ambulâncias adequadas para cada situação.

Sus SAMU GOVERNO FEDERAL GERALDO ALCKMIN ambulância

Leia também