Política

“Uma pena”: Trump comenta sobre prisão do Bolsonaro para jornalistas na Casa Branca

Trump demonstrou estar desinformado sobre a detenção de Bolsonaro e lamentou a situação em declaração a repórteres

A Casa Branca enviou esclarecimentos sobre a conversa de Trump - Foto: Reuters

Redação Publicado em 22/11/2025, às 18h14

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou surpresa neste sábado (22) ao saber que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi detido. A notícia da prisão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pegou Trump de surpresa enquanto ele se preparava para viajar para a Base Aérea Conjunta Andrews, no estado de Maryland.

Questionado por repórteres da Casa Branca sobre a situação, Trump demonstrou estar desinformado. "Não, eu não sei sobre isso. Não ouvi falar. Foi isso que aconteceu?", perguntou o político americano, indicando que a informação era nova para ele. Depois de receber um breve resumo, ele completou: "É uma pena, uma pena, eu só acho que é uma pena". Essa declaração foi o primeiro comentário público dele sobre o caso que afeta o cenário político brasileiro.

Esclarecimentos da Casa Branca

Um ponto que causou questionamentos foi a fala de Trump sobre uma conversa anterior. Em meio aos comentários sobre a prisão de Bolsonaro, o ex-presidente americano disse uma frase: "Eu falei ontem à noite com o cavalheiro ao qual você acabou de se referir". Essa declaração foi enviada para o mailing dos jornalistas que cobrem o governo dos EUA.

A Casa Branca, então, tentou entender o comentário e enviou um e-mail a esses repórteres, indicando que Trump parecia ter se referido ao atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, na conversa da noite anterior. No entanto, a falta de clareza sobre quem seria o "cavalheiro" gerou dúvidas entre os jornalistas.

Pouco tempo depois, a própria Casa Branca teve que enviar um segundo comunicado. Eles enviaram uma nova mensagem para o mesmo grupo de jornalistas. Nesse texto, o governo americano reconheceu que não era possível ter certeza se Donald Trump estava falando de Lula ou de Bolsonaro. Os repórteres que estavam no local pediram esclarecimentos, mas a Casa Branca não deu uma resposta final, mantendo a dúvida.

A decisão do STF de prender Bolsonaro de forma preventiva ocorreu após a corte tomar conhecimento de que o político teria violado as regras de uso da tornozeleira eletrônica. O tribunal alegou que havia possibilidade de fuga e, por isso, determinou a detenção, um fato que, segundo Trump, é "uma pena".

jair bolsonaro Donald Trump casa branca Prisão

Leia também