STF

Moraes ordena extradição de 63 brasileiros na Argentina investigados pelo 8 de janeiro

Além dos investigados na Argentina, estima-se que cerca de 180 outros envolvidos possam estar em fuga para países vizinhos, como Uruguai e Paraguai

Moraes ordena extradição de 63 brasileiros na Argentina investigados pelo 8 de janeiro - Imagem: Reprodução / Agência Brasil / Lula Marques

William Oliveira Publicado em 16/10/2024, às 11h30

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, proferiu uma decisão relevante nesta terça-feira (15) ao ordenar a extradição de 63 cidadãos brasileiros que estão sob investigação por participação nos eventos golpistas ocorridos em 8 de janeiro e que, posteriormente, buscaram refúgio na Argentina.

A requisição partiu da Polícia Federal (PF) e agora aguarda análise pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Este departamento é responsável por verificar se as condições estipuladas em tratados internacionais pertinentes à extradição estão sendo cumpridas.

Os indivíduos visados por esta ordem de extradição estão sob o foco da Operação Lesa Pátria. De acordo com investigações realizadas pela PF, esses suspeitos deixaram o território nacional sem a devida autorização das autoridades competentes, utilizando-se de meios clandestinos, como porta-malas de veículos ou cruzando a fronteira a pé.

Além dos investigados na Argentina, estima-se que cerca de 180 outros envolvidos nos atos do ano anterior possam estar em fuga para países vizinhos, como Uruguai e Paraguai.

Caso o pedido seja ratificado, caberá ao Ministério das Relações Exteriores conduzir as negociações diplomáticas necessárias para a execução das extradições.

Argentina Uruguai STF Paraguai PF ALEXANDRE DE MORAES Ministério da Justiça SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Operação Lesa Pátria Ministério das Relações Exteriores

Leia também