Internado com Covid, prefeito de Campinas passa noite na UTI

O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), passou a noite em um leito de UTI no hospital Vera Cruz Casa de Saúde, onde está internado há cinco

Internado com Covid, prefeito de Campinas passa noite na UTI -

Redação Publicado em 27/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h14

O prefeito de Campinas (SP), Dário Saadi (Republicanos), passou a noite em um leito de UTI no hospital Vera Cruz Casa de Saúde, onde está internado há cinco dias com Covid-19, depois de apresentar frequência cardíaca baixa, segundo boletim divulgado pela unidade nesta segunda-feira (27). Após novos exames, o chefe do Executivo retornou à enfermaria durante a manhã para seguir o tratamento.

De acordo com a nota da unidade médica, o prefeito está em “estabilidade clínica e assintomático”, e foi levado à UTI durante a noite “por precaução” e para fazer monitorização cardiológica.

Ainda segundo o boletim, Dário passou bem a madrugada, sem necessidade de oxigênio suplementar, e pôde voltar ao leito de enfermaria, depois de apresentar exames cardiológicos normais.

Na nota de domingo (26), a assessoria do hospital havia informado que o estado de saúde dele permanecia estável e “dentro da normalidade”.

Já no sábado (25), o boletim apontou que Dário teve “melhora considerável dos exames laboratoriais” e apresentava “boa saturação”. O chefe do Executivo foi diagnosticado na sexta-feira (24) com uma pneumonia secundária à infecção pelo coronavírus. O leito da unidade médica é conveniado com a prefeitura.

Em virtude da internação, o prefeito pediu afastamento do cargo por 15 dias e, neste período, o vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida (PSB), fica à frente do Executivo da metrópole.

Dário teve resultado positivo para a infecção confirmado no dia 21 de setembro pela administração. Dois dias depois, foi internado para exames após relatar cansaço ao longo do dia. Desde o início da pandemia Campinas tem 4.467 mortes por Covid-19 e 138.587 casos positivos.

Encontro com governador

O prefeito começou a sentir sintomas em 17 de setembro, quando se reuniu na metrópole com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), para lançar um programa voltado para trabalho e renda. O republicano passou mal no evento e teve uma indisposição, destaca o governo municipal.

O chefe do Executivo estava isolado em casa desde a última segunda-feira (20) , após cancelar a agenda pública. Dário já tomou as duas doses da vacina e não havia sido infectado desde o início da pandemia.

Prefeito de Campinas, Dário Saadi, ao lado de Doria durante evento em Campinas — Foto: João Alvarenga/EPTV

Após o diagnóstico de Dário, o g1 questionou o governo de São Paulo sobre a situação de Doria. A assessoria informou que ele foi testado e o resultado foi negativo. Além disso, reiterou que o tucano faz testes semanalmente e segue todos os protocolos de prevenção.

Dário também se reuniu com secretários e a imprensa na sede da prefeitura em uma entrevista coletiva, também no dia 17, quando abordou a queda nos casos de síndrome respiratória e internações por Covid-19 na metrópole. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) também alertou para a predominância da variante delta – mais transmissível do coronavírus – na cidade.

Em nota, a Secretaria de Saúde alegou que “o Departamento de Vigilância em Saúde monitora todas as pessoas que tiveram contato próximo com o prefeito”.

.

.

.

.

.

G1

politica campinas COVID SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também