Após um período de reflexão, Felipe Neto compartilhou suas ideias políticas
Manoela Cardozo Publicado em 04/04/2025, às 08h00
Felipe Neto surpreendeu seus seguidores nesta quinta-feira (3) ao anunciar sua suposta pré-candidatura à presidência da República. O influenciador compartilhou um vídeo nas redes sociais explicando que se afastou das discussões políticas para obter uma nova perspectiva e se aprofundar nas necessidades do país. A declaração rapidamente viralizou, gerando debates acalorados entre os internautas sobre sua entrada na corrida eleitoral.
No entanto, alguns seguidores mais atentos notaram semelhanças entre o discurso de Felipe Neto e conceitos presentes no livro "1984", de George Orwell, publicado originalmente em 1949. A obra retrata um regime totalitário onde o governo exerce vigilância constante sobre a população e reescreve a história conforme seus interesses, por meio do Ministério da Verdade.
A relação entre as falas do youtuber e o romance de Orwell chamou a atenção. Em um trecho de seu discurso, Felipe Neto afirmou: “Eu precisava ter um olhar de fora porque, como em toda a minha carreira, eu baseio minhas opiniões no domínio da informação e no meu enorme anseio de ser um guardião da verdade (…) e é por isso que após esse período de reflexão e estudos, documentados no meu diário.” Os termos “domínio da informação” e “guardião da verdade” remetem diretamente à forma de governo do livro, assim como a menção ao diário, que faz referência ao personagem Winston Smith, protagonista da história.
Outro trecho que causou repercussão foi: “Todas as plataformas têm acesso aos nossos gostos, aos nossos interesses, às nossas ideologias, não há escapatória.” A frase lembra a forma como o governo de "1984" monitora a população.
A parte mais polêmica da declaração do influenciador surgiu ao anunciar o lançamento de uma nova rede social: “Estou lançando uma nova rede social: a Nova Fala, que é uma espécie de laboratório, onde cada cidadão interage com os conteúdos e cede voluntariamente informações (…) Essa rede, seria algo como um ministério, não vou definir qual, talvez o da verdade.” No livro, "Novafala" é o idioma criado pelo regime autoritário, enquanto o Ministério da Verdade é responsável por controlar informações e reescrever a história.
Felipe Neto encerrou o vídeo com a frase: “É isso que eu quero ser para a nação: um pai tão generoso quanto vigilante, ou, se eu for jovem demais, eu quero ser como um irmão mais velho.” O termo “irmão mais velho” remete ao Grande Irmão, líder fictício do regime totalitário de "1984" e inspiração para o nome do reality show "Big Brother".
A repercussão do vídeo segue intensa, com parte do público questionando se a suposta candidatura do influenciador é séria ou uma crítica social disfarçada.
Morro que parte da imprensa tá acreditando e já estão anunciando que Felipe Neto realmente anunciou a pré-candidatura a presidência da República. kkkk pic.twitter.com/4BIY4dxGNn
— Dan Pimpão (@DanPimpao) April 3, 2025