Diplomata diz que comentários de Arthur do Val sobre ucranianas são ‘inaceitáveis’

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou neste sábado (5) como "inaceitáveis" as declarações do deputado

Diário de São Paulo -

Redação Publicado em 05/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h48

O encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, classificou neste sábado (5) como “inaceitáveis” as declarações do deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP) sobre mulheres ucranianas.

Áudios em que o deputado estadual faz declarações machistas e misóginas se tornaram públicos nesta sexta-feira (4). Nas gravações, Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, diz que as mulheres ucranianas são “fáceis, porque são pobres”.

“Os comentários [do deputado estadual] são inaceitáveis, dessa natureza são inaceitáveis”, disse Tkach ao ser questionado sobre as falas de Arthur do Val.

Perguntado se a fala do parlamentar interfere na relação da Ucrânia com o Brasil, o diplomata disse que não se tratou de uma declaração oficial do Brasil.

“Isso não é uma declaração oficial do Brasil. Eu entendo [que a declaração] foi feita em uma conversa do parlamentar”, disse.

Os áudios foram enviados por Arthur do Val em um grupo privado de uma rede social do qual o parlamentar faz parte. Ele estava em viagem à Ucrânia onde foi arrecadar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país e também conhecer a resistência ucraniana à invasão.

Ao desembarcar em São Paulo na manhã deste sábado, o deputado confirmou que as gravações são de sua autoria. Em entrevista, Arthur do Val disse que o que falou “foi um erro, em um momento de empolgação”.

.

.

.

G1

SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO DIPLOMATA COMENTARIOS FALA DESTAQUE ARTHUR ucranianas

Leia também