Bolsonaro sanciona aval para prefeituras definirem regras de proteção de rios em áreas urbanas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos um projeto que transfere para os municípios a competência de decidir sobre regras de proteção de margens de

Bolsonaro sanciona aval para prefeituras definirem regras de proteção de rios em áreas urbanas -

Redação Publicado em 30/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h27

Projeto aprovado pelo Congresso foi criticado por ambientalistas que alertaram para o risco de desmatamento nas margens de rios. Prefeituras poderão definir regras para APPs.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos um projeto que transfere para os municípios a competência de decidir sobre regras de proteção de margens de rios.

A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (30) do “Diário Oficial da União”. O projeto, aprovado em definitivo pela Câmara dos Deputados no último dia 8 de dezembro, foi criticado por parlamentares e ambientalistas.

A lei sancionada por Bolsonaro altera as regras de proteção de margens de rios em áreas urbanas definidas pelo Código Florestal. Com a mudança, as normas a serem estabelecidas pelas prefeituras valerão para as áreas de preservação permanente (APPs) em zonas urbanas — como áreas de mananciais, margens de cursos d’água e de nascentes.

Câmara aprova projeto que libera construções às margens de rios Urbanos

A legislação determina que as faixas de proteção devem variar entre 30 e 500 metros, a depender da largura dos rios. Assim, quanto mais largo o rio, maior a área de preservação. Nessas APPs, as construções são vedadas.

Com a sanção do projeto, lei municipal ou distrital poderá definir faixas menores de preservação nessas áreas, desde que ouvidos os conselhos locais do meio ambiente, e que as regras estabeleçam:

Conforme a Secretaria-Geral da Presidência, a nova lei pretende “regularizar edifícios às margens de cursos e corpos d’água situados em áreas urbanas consolidadas”.

Os municípios poderão definir as regras em “áreas urbanas consolidadas”, que, segundo a nova lei, precisam cumprir os seguintes critérios:

.

.

.

G1

Bolsonaro projeto SPDIÁRIO DIÁRIOSP PREFEITURAS DIÁRIO DE S. PAULO AVAL REGRAS DE PROTEÇÃOO

Leia também