Belo Horizonte

Caso Bárbara: mulher que compartilhou áudio da criança relembra últimos momentos com ela: "Me presenteou"

Riniemy Elizabeth conta história por trás do áudio de Bárbara, menina morta em BH, que viralizou na internet

"Eu saí da casa dela, mas meu coração ficou por lá", diz voluntária sobre convívio com Bárbara - imagem: reprodução Instagram @rinimy

Fernanda Viana Publicado em 04/08/2022, às 16h52

Riniemy Elizabeth comoveu a internet esta semana ao publicar um vídeo em homenagem à Bárbara Victória, menina de 10 anos que foi morta após sair para comprar pão em Belo Horizonte no último domingo (31).

Em entrevista ao Diário de SP, a estudante de Direito conta que conheceu a família de Bárbara em março de 2021, através de projetos sociais que fazia junto com familiares e amigos.

"O segundo encontro, já este ano, foi em março. Foram essas duas visitas mais marcantes para nós. Bárbara estava sempre abraçada com a mãe esperando na porta", conta Riniemy.

Os voluntários arrecadavam doações, cestas básicas, como também faziam trabalhos de acompanhamento ao hospital e preparavam refeições. Nas visitas, Bárbara sempre era uma menina muito educada, um pouco mais acanhada que as outras crianças e sempre amorosa com a mãe.

"Ao chegar, as sacolas eram depositadas no pequeno espaço entre a cama e um móvel de TV. Rapidamente as crianças se animavam, mas Bárbara logo voltava a abraçar sua mãe", relata a moça.

Tudo mudou na última visita, quando Riniemy foi recebida por grande animação de Bárbara. Foi nesse momento que a criança lhe deu o presente em um gesto de pureza que tocou o coração da jovem.

"Ela estendeu sua mão fechada na minha direção, eu com a minha estendida debaixo dela, quando recebi um par de brincos e ela disse: 'Esse brinco é pra você, são os meus preferidos!'", conta Riniemy emocionada.

A jovem relata que ao olhar para o presente, reparou que uma das pedrinhas do brinco estava faltando. O simples gesto de Bárbara a fez tirar os brincos de suas próprias orelhas e presenteá-los a menina, que se encheu de alegria.

"Na mesma hora fui movida de íntima compaixão e amor por aquele presente que minha reação foi também dar o meu brinco preferido. Eu disse: 'Esse é o meu brinco preferido e foi minha irmã que me deu".

A troca foi verdadeira entre Bárbara e Rinimey, que conta ter saído da casa da menina cheia de amor.

Eu saí da casa dela, mas o meu coração tinha ficado por lá".

Após algumas semanas. Riniemy recebeu o áudio que emocionou a internet. Nele, Bárbara fala com toda a inocência que uma criança de 10 anos pode ter, como ficou feliz com o presente e conta todas as ocasiões em que os usou.

"Ei Riniemy, sou eu, a Bárbara. A senhora está bem? Sabia que eu estou usando muito aquele brinco que a senhora me deu? Eu já usei ele no meu aniversário, usei no aniversário da Manu, já usei para sair, já usei para ir na igreja com ele. Obrigada por tudo", disse a pequena na mensagem compartilhada.

BH PRESENTE Bárbara Victória Caso Bárbara brincos áudio Riniemy Elizabeth

Leia também