Música

T4F recebe multa do Procon-SP após show de Taylor Swift e Lollapalooza

A multa de R$ 600 mil foi dada como consequência de todos os problemas e infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC)

T4F recebe multa do Procon-SP após show de Taylor Swift e Lollapalooza - Imagem: reprodução Instagram I @taylorswift

Milleny Ferreira Publicado em 13/12/2023, às 10h15

Devido a todos os últimos acontecimentos envolvendo a Time For Fun (T4F), o Procon- SP emitiu uma multa de mais de R$ 600 mil para a empresa. Houve muitos problemas durante as vendas de ingressos para a turnê internacional da cantora Taylor Swift, que passou por São Paulo com a turnê “The Eras Tour”, e nas edições de 2020 e 2023 do festival Lollapalooza.

De acordo com as informações do próprio órgão, essa punição ocorreu por conta de todo o material disponibilizado pela empresa em seu site, para o esclarecimento de dúvidas sobre venda de ingressos, reclamações de clientes junto aos órgãos de defesa do consumidor e também em matérias jornalísticas.

O Procon afirma que as irregularidades reconhecidas durante a investigação foram por “serviços inadequados” e também por “vantagem manifestamente excessiva”, configurando infração ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). O valor da multa do Procon é calculado conforme o estipulado no CDC e aplicada por meio de processo administrativo. A T4F ainda pode recorrer da punição.

De acordo com o portal Metrópoles, a T4F não teria agido de forma profissional, que resultou na falta de respeito com os fãs que ficaram durante horas na fila virtual para a compra de ingressos, porém que já estavam todos esgotados, burlando as próprias regras da fila, além de descumprir com suas normas de devolução de taxas e meia-entrada. 

O direito à informação também não foi respeitado no site da empresa, que apresenta diversas ‘cláusulas abusivas’ nas páginas ‘Perguntas Frequentes’ e ‘Termos e Condições’”, diz o Procon-SP.

Os shows da cantora norte-americana Taylor Swift em São Paulo foram em 24, 25 e 26 de novembro, entretanto, os maiores problemas com a empresa ocorreram durante as apresentações no Rio de Janeiro, onde uma fã veio a óbito e outras cerca de mil pessoas desmaiaram devido ao calor excessivo com uma sensação térmica de 60°C.

No dia seguinte, a Time for Fun anunciou o adiamento do show marcado para aquele dia poucas horas antes do início, quando milhares de fãs já aguardavam na fila do estádio Nilton Santos.

procon Taylor Swift Código de Defesa do Consumidor Time For Fun T4F

Leia também