Mobilidade

Governador de São Paulo assina nesta semana contrato de linha que interligará capital e Campinas

A nova linha já está sob concessão do consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, desde fevereiro deste ano

Governador de São Paulo assina nesta semana contrato de linha que interligará capital e Campinas - Imagem: reprodução X I @NewsLiberdade

Milleny Ferreira Publicado em 27/05/2024, às 11h03

Na próxima quarta-feira (29) o atual governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) , irá assinar o contrato do projeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital paulista a Campinas. 

O mesmo projeto foi leiloado em fevereiro deste ano e arrematado pelo único interessado na nova linha, o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, ele une parte do grupo Comporte e da chinesa CRRC.

Em abril, a Justiça chegou a suspender a assinatura do contrato após um pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias, porém um dia após a liminar ser concedida, foi derrubada.  

Durante uma entrevista, Tarcísio relata que o governo estava ajustando os últimos detalhes para o contrato e que já havia confirmado a assinatura ainda nesta semana, na mesma data em que a gestão planeja apresentar novas propostas para a mobilidade da região.

A gente fez o leilão no dia 29 de fevereiro e ainda tem aquela questão: apresentação de garantias, etc. A gente chegou ao final do processo agora, vamos assinar o contrato de concessão e a gente vai aproveitar e lançar o programa São Paulo nos Trilhos”, disse o governador.

Neste novo programa, será apresentado, todos os projetos do governo envolvendo o sistema metroferroviário que estão em obras, ou ainda no papel. Como por exemplo a expansão da Linha 2- Verde e da Linha 5-Lilás, a construção da Linha 6-Laranja e também os projetos para a criação da Linha-22 de metrô, que deverá passar pelas cidades de Osasco e Cotia, na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o portal Metrópoles, o São Paulo nos Trilhos também reunirá as novas promessas de trens intercidades, medida a qual foi anunciada pela gestão nesta semana, e que devem chegar às cidades de Sorocaba, no interior, e Santos, no litoral.

“Estamos falando de mais de 890 quilômetros de trilhos, tanto de metrô quanto de trem que serão inseridos na rede”, afirmou Tarcísio na entrevista.

TRENS São Paulo metrô Tarcisio de Freitas

Leia também