Agora!

Tensão na Rússia: entenda o conflito entre o grupo mercenário Wagner e o exército do país

Neste sábado (24), diversas imagens estão circulando nas redes sobre o acontecimento

Diversos vídeos do grupo mercenário Wagner estão circulando as redes, mostrando a rebelião na cidade de Rostov (Rússia). - Imagem: reprodução I Twitter

Juliane Moreti Publicado em 24/06/2023, às 17h06

Nas redes sociais neste sábado (24), diversos vídeos do grupo mercenário Wagner na cidade de Rostov (Rússia), estão mostrando a rebelião contra o exército russo. 

O motivo, segundo informações do portal CNN Brasil, começou nesta sexta-feira (24), quando líder Prigozhin acusou os militares do país de invadirem um acampamento do Wagner e matarem ''grande quantidade'' dos homens ali. 

Por isso, Rostov foi tomada por homens carregados de armamentos e em cima de tanques, em que o líder prometeu ''destruir'' qualquer resistência, dominando o posto das forças armadas no país.

O presidente da Rússia, Vlamidir Putin, reconheceu a gravidade da situação e, ainda, o governo regional pediu que as pessoas da região saíssem de suas casas. 

Aqueles que seguem deliberadamente o caminha da traição, preparando uma rebelião armada quando você estava preparando ataques terroristas, serão punidos'', disse o presidente. 

No meio dessa tensão aberta, Prigozhin voltou atrás e afirmou que sua crítica à liderança militar russa era uma ''marcha de justiça'' e não um golpe. 

Horas depois, o líder do grupo Wagner ainda anunciou que retornará com seus ''comboios'' para ''evitar derramamento de sangue'' após uma negociação, de acordo com informações do portal Metrópoles

REBELIÃO Rússia Exército Russo Rostov Vlamidir Putin grupo mercenário Wagner

Leia também