Diário de São Paulo
Siga-nos

Aprofundamento da cooperação entre China e Rússia gera preocupações internacionais

Primeiros-ministros chinês e russo discutem cooperação bilateral em encontro na capital chinesa nesta quarta-feira (24)

Primeiros-ministros chinês e russo. - Imagem: Reprodução | Twitter - THOMAS PETER
Primeiros-ministros chinês e russo. - Imagem: Reprodução | Twitter - THOMAS PETER

Marina Roveda Publicado em 24/05/2023, às 08h39


Nesta quarta-feira (24), o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, em Pequim, manifestando a disposição da Chinaem elevar a cooperação com a Rússia a um "novo nível". Durante o encontro, Li enfatizou o desejo de trabalhar junto com a Rússia para promover uma cooperação pragmática em diversos campos.

Segundo Li, a cooperação entre os dois países tem apresentado uma tendência positiva de desenvolvimento, com a escala dos investimentos entre Rússia e China continuando a crescer. A reunião entre os líderes marca a primeira visita de um membro de alto escalão do Kremlin à capital chinesa desde o início da guerra na Ucrânia, reforçando a importância do encontro.

Mishustin destacou que a relação entre Rússia e China encontra-se em um alto nível, caracterizada pelo respeito mútuo aos interesses de cada país. O líder russo também ressaltou que a visita do presidente Xi Jinping a Moscou confirmou a natureza especial da relação bilateral entre as nações.

Em março, Xi Jinping encontrou-se com Vladimir Putin em Moscou, ocasião em que afirmou que China e Rússia são "sócios estratégicos" e destacou a proximidade entre as duas grandes potências vizinhas. Na época, Pequim anunciou que a visita de Xi era o primeiro passo da China em tentar liderar uma nova rodada de negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.

Por outro lado, os Serviços de Inteligência do Reino Unidoe dos Estados Unidos já declararam que a Rússia iniciou a compra de armas da China como forma de fazer frente ao apoio ocidental à Ucrânia, gerando preocupações adicionais no cenário internacional.

O fortalecimento da cooperação entre China e Rússia desperta atenção para os desdobramentos futuros dessa parceria estratégica e seu impacto nas dinâmicas geopolíticas globais.

Compartilhe  

últimas notícias