aquecimento global

Calor extremo derrete pista de aeroporto no Reino Unido e voos são suspensos

Europa está sofrendo segunda onda de calor do mês de julho

Voos tiveram que ser realocados para outros aeroportos devido a danificação da pista pelo calor - imagem: Freepik

Fernanda Viana Publicado em 18/07/2022, às 18h56

Dois aeroportos em Londres, na Inglaterra, fecharam nesta segunda-feira (18) após altas temperaturas danificarem as pistas. Esse é o resultado de uma onda de calor que vem atingindo a Europa nas últimas semanas.

Segundo o aeroporto de Luton, pousos e decolagens foram temporariamente interrompidos para manutenção das pistas depois que "altas temperaturas da superfície fizeram com que uma pequena seção se levantasse".

O aeroporto ficou fechado por aproximadamente duas horas, reabrindo às 17h - 14h no horário de Brasília. Cerca de 14 voos foram desviados para outros aeroportos.

Na base aérea de Brize Norton, a cerca de 120 km de Londres, a Força Aérea Real confirmou que estavam usando aeródromos alternativos depois que o site de notícias Sky News informou que o tempo quente havia derretido a pista.

Ondas de calor

A Inglaterra, assim como toda Europa, está sofrendo a segunda onda de calor registrada em menos de um mês agora em julho. Na sexta-feira (15), o Met Office emitiu seu primeiro alerta vermelho para “calor extremo” devido às altas temperaturas.

Nesta segunda, a temperatura atingiu 38,1 graus em Santon Downham, em Suffolk, no leste da Inglaterra. Estima-se que a temperatura chegue aos 40º C pela primeira vez na terça-feira (19), superando o recorde de 2019, 38,7ºC.

Autoridades já exigiram o fechamento das escolas e pedem para que viagens de trem sejam evitadas nos próximos dias.

Em Portugal, as temperaturas já alcançaram os 47 graus e o país segue combatendo incêndios, assim como na Espanha, em que a temperatura já chegou aos 42 graus em regiões do norte do país.

Os cientistas consideram que a multiplicação das ondas de calor é uma consequência direta do aquecimento do planeta. As emissões de gases de efeito estufa seriam responsáveis pelo aumento de sua intensidade, duração e frequência.

Além disso, a Comissão Europeia indicou hoje que quase metade do território da União Europeia (UE) está "em risco" de seca pela falta prolongada de precipitações. 

Incêndio reino unido EUROPA AEROPORTO INGLATERRA altas temperaturas Onda de calor voos suspensos

Leia também