Diário de São Paulo
Siga-nos

Reino Unido deve ter mais de 40ºC pela primeira vez

Calor que matou mais de mil pessoas na Europa está seguindo rumo ao norte do continente

Onda de calor na Europa chega ao Reino Unido - Imagem: Reprodução | Instagram - Hannah McKay
Onda de calor na Europa chega ao Reino Unido - Imagem: Reprodução | Instagram - Hannah McKay

Redação Publicado em 18/07/2022, às 08h07


Reino Unido está se preparando nesta segunda-feira (18) para o que pode ser seu dia mais quente já registrado, já que o calor que circulou pela Europa por dias está seguindo para o norte, para uma região onde o ar-condicionado é raro e os prédios são construídos para reter o calor.
A Grã-Bretanha declarou uma emergência nacional e emitiu seu primeiro alerta “vermelho” para calor excepcional, o que significa que há um risco potencial de vida, com temperaturas que podem subir para 41° C na segunda e terça-feira. O recorde atual é de 38,7°C, estabelecido em 2019, de acordo com o Met Office, serviço nacional de meteorologia da Grã-Bretanha.

Mais de mil já morreram
Desde o início da onda de calor que passa pela Europa, mais de 1000 pessoas já morreram em decorrência das altas temperaturas, segundo órgãos de saúde da Espanha e de Portugal.
Os países ibéricos, assim como a França, também continuam a combater incêndios florestais que levaram à retirada de milhares de pessoas de suas casas.
A previsão é de que a onda de calor se estenda para além deste final de semana. Segundo meteorologistas, os próximos dias podem registrar novos recordes de temperatura.
No total, mais de 14 mil pessoas, entre moradores e turistas, foram evacuadas de residências e acampamentos na região sul da França.
A previsão dos serviços meteorológicos é de que as temperaturas ultrapassem os 40ºC em muitas cidades do interior da Françanos próximos dias. Em Paris, isso deve acontecer na segunda e terça-feira. No último alerta meteorológico, 38 dos 96 departamentos do país foram listados em alerta "laranja".

Compartilhe  

últimas notícias