Bate-Papo com Marauê

Como Renato Antunes criou uma das maiores marcas de cosméticos do Brasil

Renato Antunes - Imagem: Reprodução | Pequenas Empresas Grandes Negócios

Marauê Carneiro Publicado em 04/03/2024, às 07h59

Bom dia Renato, obrigado por receber o Diário de São Paulo. Começo essa entrevista perguntando como foi a sua trajetória profissional até o lançamento da Braé?

- Olá, bom... primeiro eu fiz a faculdade de engenharia mecânica em Sorocaba e depois fui morar fora muito cedo, fiz minha pós graduação em Londres e depois fui para os Estados unidos. Trabalhei lá durante um ano e aí consegui um trabalho flexível, eu morava um pouco no Brasil um pouco na Itália (Milão). Fiquei três anos assim!

Em 2012 , tive a oportunidade de cair nesse mundo dos cosméticos, em uma empresa brasileira que exportava muito. Fui convidado para   ser  Diretor de exportação deles.  Em 2013 decidi voltar a morar nos EUA.  Em 2015 , morando em Miami criei a BRAÉ. Ela é Norte Americana.

Eu estava trabalhando há três anos com a  indústria de Beleza e viajei por mais de 30 países e percebi que o sonho da mulher mundial era ter o cabelo da mulher brasileira. Então qual foi a ideia, criar a marca premium que pudesse levar a experiência do cabelo das mulheres brasileiras para mundo. Então ficou BRAÉ, “Bra” de Brasil e “É “ de Experience = BRAÉ, a experiência do cabelo das mulheres brasileiras para o Mundo.


Dentro das nossas pesquisas, percebi a presença da BRAÉ em mais de 10 países. Como foi esse processo de expansão?

Estamos em 12 países.  Quando eu criei a BRAÉ nos EUA eu já pensava em exportação, nesse momento não imaginava trazê-la para o Brasil.
Eu tinha três importadores internacionais de cosméticos que eram meus amigos, então eles me ajudaram no início e começaram a comprar a marca e aí começamos a vender nos EUA também. Existia uma marca na época chamada Olaplex que era a sensação do momento e percebi que não tinha no Brasil, foi nessa que tive um ´´estalo´´ de ser tipo a Olaplex no Brasil. E foi o que eu fiz! Eu mudei para cá e apliquei a nossa primeira estratégia de marketing. Nessa época os Cabelereiros estavam ficando super influentes nas redes sociais. Então, eu mesmo, fiz uma Lista dos maiores 20 cabelereiros do Brasil, fui visitar pessoalmente um a um. Apresentei o produto para eles, eles amaram até porque já conheciam a Olaplex que não vendia no Brasil e comecei a realizar uma espécie de permuta com eles.

Como eles passaram a admirar o nosso produto eu pensei em fazer deles (os cabelereiros) os nossos influencers e com isso viralizou, pois aquelas figuras já eram referência da mídia digital.

Depois disso apareceram distribuidores atrás de nós e fomos crescendo, crescendo e crescendo. Hoje são mais de 25000 salões de beleza por todo o Brasil.

O cabelereiro nunca saiu da nossa figura. Até hoje ele é o principal elemento do nosso negócio.

Nosso produto foi feito por  eles e para eles.

 

Então os maiores indicadores de ROI e CAC vem desses Salões e pdvs?

Não, o pico final hoje em dia é muito maior. Em 2019 houve uma migração das marcas profissionais, como: Loreal, Wella para as perfumarias, e nós fomos também! Começamos a ir em lojas especializadas para produtos de cabelo, Sephora, Mundo Cabelereiro, Goya, Bell Cosméticos, Soneda, e com isso começamos a escalar no mercado das perfumarias.

Em 2020 veio a pandemia, e começamos a vender online, e aí a coisa explodiu. Virou uma chave violenta!

Minha especialidade é marketing digital, estudei e apliquei bastante na BRAÉ e com isso a marca foi crescendo e chegamos onde  hoje está entre as 5 marcas mais vendidas no brasil.

As três primeiras são internacionais e possuem mais de cem anos, a quarta ,A Truss que se tornou grupo boticário e nós somos a quinta.

 

Qual foi o faturamento de 2023?

Vendemos 200 milhões em 2023 e o faturamento previsto para o ano de 2024 é de 280 a 300 milhões.

 

Pesquisando pelo seu nome, eu percebi que você tem uma pegada de empreendedor ousado, confiante, e que valoriza muito o branding. Certo?

Sim, total. A BRAÉ é totalmente branding! Vou lhe dar um exemplo, é como fazer um vestido de luxo,  o tecido não é caro, o que deixa um vestido super sofisticado e faz valer muito dinheiro, é o corte, onde ele é vendido e a marca que ele carrega.

Com a nossa marca é a mesma coisa. O nosso compromisso básico é o produto de alta performance, isso a gente nem considera diferencial. A gente considera a entrega básica para o nosso consumidor. A gente é uma marca que se destaca trazendo experiências para os nossos consumidores.

 

Você sempre está à frente das decisões das campanhas e plano de mídia?

Sim, eu sou o CEO e CMO

Se você perguntar se sou o melhor CEO ou CMO. Eu sou melhor CMO. Minha cabeça é muito criativa! Tudo o que você enxerga em nossos produtos, rótulo, formato da embalagem tudo passa por mim.

 

Como você implementa e enxerga a inovação dentro da sua empresa. Existe um departamento especifico?

Nós temos um departamento de inovação. Trabalhamos juntos com um laboratório de Los Angeles e um outro laboratório na Itália. Tudo que no mundo é lançado de matéria prima sobre cosméticos eles já  nos enviam ,de imediato e a gente começa a testar.

Se surgir uma matéria prima nova para cabelo, a gente traz, realiza os testes por um ano, e depois de todos os laudos a gente lança.

Mas eu acredito muito nas marcas, não só na minha, mas em algumas que tenho como referencia. A inovação também está muito  presente no marketing.

 

Qual público alvo que você considera sua marca hoje?

Hoje nosso público é A e B.

 

Onde você acha que sua formação como engenheiro mecânico impactou positivamente no seu business?

Cara, minha formação impactou sem dúvida nenhuma no meu raciocínio. Meu raciocínio é muito rápido. A faculdade de engenharia me habilitou a perceber e exercitar isso. 

O pessoal que faz somente marketing, eles não têm uma linha de raciocínio focado na lógica, eles são só 100% criativos.

E qual foi minha sorte? Eu sou do signo de peixes! Completamente criativo avoado, porém tenho ascendente em áries que é um cara completamente centrado e dominante. Essa composição me ajudou muito.

 

Hoje quantos colaboradores a Braé possui?

Temos por volta de 150 colaboradores.

 

Quais são seus projetos , o que vem pela frente ?

Estamos lançando agora em março uma nova linha . Uma irmãzinha da BRAÉ.   

É uma marca exclusiva para farmácia e para a gente vender no site. Ela vem diferente da BRAÉ.  Ela vem toda colorida, em tons pastéis. Vem com uma linguagem mais jovem, para mulheres jovens , tipo 25 anos,  diferente da BRAÉ que é para uma mulher mais clássica.

 

Para finalizar, qual mensagem você deixaria para novos empreendedores, que estão buscando seus espaços independente do mercado?

Cara, minha mensagem é uma coisa que sempre falo direto no linkedin e instagram: Disciplina, resiliência e constância. Como morei nos EUA, posso falar um pouco do empreendedor americano.

O empreendedor americano ele é muito focado, ele não deixa nada lhe tirar o foco, além disso possui muita disciplina. Se o horário de trabalhar são 12 horas por dia, ele vai trabalhar 12 horas por dia e com constância. E foi isso que fez a BRAÉ crescer. Sempre com muita disciplina, trabalho e constância.

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