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COLUNA

SneakerX: A mais nova potência da cultura pop!

Sneakerx. - Imagem: Divulgação
Sneakerx. - Imagem: Divulgação
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 23/05/2023, às 10h19


Nesse último final de semana, nos dias 20 e 21 de maio, nasceu na capital paulista o maior festival da cultura urbana e streetwear da América Latina: o Festival SneakerX.

Pra quem não sabe, sneaker é um termo relacionado aos tênis, ou pisantes, como dizem na gíria.

Idealizado pela agência JVMX, o evento se estabelece como uma grata surpresa no calendário dos grandes eventos do Brasil.

Com um ambiente democrático, conseguiu unir diversas famílias e segmentos: esporte, moda, música, arte urbana, gastronomia, talks e, claro, os apaixonados pela cultura sneaker, conhecidos como Sneakerheads.

No viés esportivo, o evento contou com pista de skatee quadra de basquete. Ex-atletas profissionais marcaram presença em jogos, conteúdos e apresentações.

Outro ponto forte da jornada foi a música.

O evento foi realizado na  Arca; hoje, um dos lugares mais cobiçados de São Paulo para a realização de grandes eventos, e que oferece uma qualidade acústica maravilhosa. Artistas como Rael, BK, Tropkilaz, Clau, Drik Barbosa proporcionaram verdadeiros espetáculos e potencializaram a atmosfera do festival.

Partindo para o ambiente dos talks e conteúdos relacionados a essa tendência e lifestyle, os painéis foram conduzidos pela MC Taya, no sábado, e pelo apresentador André Vasco, no domingo.

Os principais nomes da cena sneaker como: Igor Morais, Magalli, Paulo Mathias, Lucas Pig, Salomão Salum e Diego Ortiz marcaram presença para debater esse segmento expoente, um mercado que impacta mais de 100 bilhões de dólares/ano na economia mundial.

A arte urbana estava presente em diversas ativações. Marcas como Artwalk, Bic, Converse, Philips, Under Armour, Stance, Olla, Docile entre tantas outras, realizaram ações surpreendentes e trouxeram o apelo da diversidade com êxito na conexão com o público.

Outro ponto positivo do festival que me chamou a atenção, foi a decoração da área vip, assinada pelas empresas R2 e Mula Preta, que trazem em seus conceitos e designs uma linguagem inteligente, provocativa e contemporânea.

Para completar as atividades previstas no festival, a execução do leilão solidário conseguiu arrecadar e atrair a participação de inúmeras pessoas, de maneira online, e contribuir financeiramente com o instituto Anderson Varejão.

Vida longa à cultura urbana, vida longa ao festival SneakerX!

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