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Como internacionalizar a sua empresa

Como internacionalizar a sua empresa - Imagem: Freepik
Como internacionalizar a sua empresa - Imagem: Freepik
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 17/08/2023, às 05h43


No início do século XX, nasce uma nova roupagem das atividades mercantis levando em consideração a globalização socioeconômica. É o surgimento da necessidade da supranacionalidade, baseada na lógica dos princípios gerais do direito internacional.

Todos nós sabemos que o comércio internacional é definido pela troca de bens e serviços entre indivíduos, empresas ou governo, com finalidade de lucros.

A partir dessas transações, nascem os tratados e convenções para cumprir as funções normativas e de harmonização do direito, aprimorando a segurança nos negócios jurídicos internacionais.

Com a melhoria da dinâmica e maior flexibilidade, os termos internacionais trouxeram mais facilidade de adaptação com as novas práticas comerciais.

Quando uma empresa almeja a internacionalização, deve-se refletir sobre alguns pontos estratégicos. Escolher o país para iniciar esse processo é fundamental para compreender através de dados e evidências os potenciais ganhos e riscos.

O desafio inicial é a implementação da estrutura organizacional. Gerir a relação entre matriz e subsidiárias exige adaptação e inovação para atuar em novos mercados.

Esse processo envolve a entrada em novos mercados, a adaptação às necessidades e demandas, a criação de alianças e parcerias estratégicas com outras empresas estrangeiras, além de um conjunto de atividades que visam adaptar a empresa ao ambiente internacional (ações de marketing, comunicação, logística e distribuição).

Esse movimento tem sido cada vez mais comum entre as empresas, pois permite aumentar as receitas e a competitividade, reduz riscos decorrentes da dependência de um único mercado e possibilita a diversificação das atividades e dos produtos da empresa.

Para garantir o sucesso da internacionalização, é fundamental que a empresa esteja preparada para enfrentar os desafios dos mercados internacionais tais como as diferenças culturais, os diferentes requisitos legais e regulatórios, a complexidade das relações comerciais, entre outros fatores.

A imersão nos estudos referente ao mercado alvo e país que pretende atuar é a premissa principal na internacionalização.

Os mercados emergentes apresentam diversas oportunidades de negócios internacionais para a construção de empresas internacionalizadas e desenvolvimento econômico em novos países. Entre as oportunidades mais relevantes estão:

  1. i) Investimentos em infraestrutura: muitos países emergentes possuem carência em infraestrutura básica, como estradas, portos, aeroportos, energia e saneamento. A construção e manutenção desses elementos pode gerar grandes oportunidades de negócios para empresas internacionais especializadas.
  2. ii) Exportação de commodities: países emergentes frequentemente são ricos em recursos naturais, como petróleo, minérios e commodities agrícolas. A exportação desses recursos pode gerar oportunidades de negócios para empresas que atuam nesses setores.

iii) Crescimento do consumo interno: muitos países emergentes possuem uma população em crescimento e em processo de urbanização, o que cria oportunidades para empresas que atuam em setores como varejo, alimentação, serviços financeiros e tecnologia.

Inovação e tecnologia: em muitos casos, países emergentes têm implementado políticas para incentivar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias, o que pode criar oportunidades para empresas que atuam nesses setores.

Um plano estratégico assertivo e completo trará as informações necessárias para tomadas de decisões e implementação do modelo de negócio.

Trazer os aspectos políticos e sócio- culturais para o seu plano de negócio e estabelecer um time que tenha propriedade são atributos que podem fazer a diferença nos resultados de implementação.

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