Meio Ambiente

Vai viajar para Ubatuba? Turistas agora terão que pagar taxa de preservação ambiental; saiba valores

A medida passa a valer a partir desta quarta-feira (8)

Ubatuba, no litoral Norte de São Pauio - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 08/02/2023, às 14h09

Nesta quarta-feira (8), começa a valer a cobrança de uma taxa de preservação ambiental (TPA) aos turistas que visitarem a cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

A iniciativa foi anunciada em maio de 2022 pela prefeitura do município. Segundo o comunicado da gestão local, os turistas serão cobrados diariamente por valores que podem variar de R$ 3,50 a R$ 92.

A medida havia sido anunciada em maio do ano passado. 

A cobrança das taxas é feita pela empresa Eco Ubatuba, que monitora a entrada de veículos na cidade com equipamentos semelhantes a radares, que fazem a leitura das placas.

Veja a taxa diária em Ubatuba para cada caso:

Os visitantes poderão realizar o pagamento por meio deste site, instalando um TAG fixo no vidro do veículo ou nos postos da Eco Ubatuba em horário comercial. Por outro lado, aqueles que pretendem viajar para a cidade também podem adiantar o pagamento da taxa através do site ou app.

Em nota, o secretário do Meio Ambiente de Ubatuba, Guilherme Adolpho, explicou que os recursos obtidos serão investidos na preservação e conservação das praias, Mata Atlântica e biodiversidade ao redor da cidade.

“O recurso será repassado ao Fundo de Meio Ambiente que fará a gestão coletiva com o Conselho do Meio Ambiente, que contem diversos representantes da sociedade civil, e é onde serão decididas as diretrizes para a aplicação desses recursos”.

No entanto, a Prefeitura ressaltou que vários veículos poderão ser isentos do imposto, levando em consideração, por exemplo, pessoas que estão de passagem rápida pela cidade, com período inferior a quatro horas. As informações e o formulário para solicitação de isenção de taxa devem ser feitos neste site.

Quais veículos estão isentos da taxa ambiental?

Turismo praia veículos VIAGEM PRESERVAÇÃO UBATUBA São Paulo meio ambiente Eco Ubatuba

Leia também