Energia elétrica

A conta de luz pode ficar mais barata este ano; entenda como

As energias renováveis bateram o recorde em resultados no Brasil neste mês de março

A Aneel pode manter a bandeira verde nas contas de luz até 2024 por causa das hidrelétricas, por exemplo, cheias. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 31/03/2023, às 17h43

Por causa da altas das chuvas em diversos estados, as hidrelétricas subiram os níveis de água e estão bem armazenadas. São a principal fonte de energia do país, por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode manter a bandeira verde nas contas de luz até 2024.

A confirmação veio do diretor da agência, Hélvio Guerra, de acordo com informações do portal R7. O cenário está sendo considerado ''favorável''. Além disso, a soma dos resultados em investimentos na energia renovável resultou em um número alto que fez com o que o Brasil batesse o record no mês de março nesse setor

Tudo isso porque, além das fortes chuvas nos reservatórios, investimentos também foram feitos em hidrelétricas, parques eólicos e placas fotovoltaicas, que produzem energia sem causar poluição pela emissão de substâncias.   

Sendo assim, a conta de luz não terá cobranças adicionais ou taxas extras, o que impacta diretamente no bolso do consumidor. Com as altas de outros setores, pode ser um alívio financeiro.

''O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) conhece bem esse ambiente, e o ambiente é confortável para 2023 e 2024. Estamos com todos os revervatórios cheios e continua chovendo, o que nos dá esse conforto'', explicou o diretor da Aneel. 

''Se tudo funcionar adequadamente, teremos bandeira verde até o fim do ano e, possivelmente, ainda no ano de 2024'', acrescentou. 

Conta de luz aneel Agência Nacional de Energia Elétrica fortes chuvas parques eólicos hidrelétricas Operador Nacional do Sistema Elétrico energia renovável placas fotovoltaicas

Leia também