Aneel anuncia bandeira verde para dezembro

Com condições climáticas favoráveis, contas de luz não terão custos extras no último mês do ano. Medida beneficia consumidores após meses de bandeira amarela

Aneel bandeira verde. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 29/11/2024, às 19h44

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sinalizando que os consumidores não enfrentarão cobranças adicionais em suas contas de energia. A decisão chega após três meses de bandeiras tarifárias amarelas, motivadas pela baixa nos reservatórios das hidrelétricas.

Com a chegada do período de chuvas, as condições de geração de energia melhoraram significativamente, permitindo a retirada da taxa extra de R$ 1,885 por 100 kWh, aplicada até novembro. A mudança traz alívio financeiro para milhões de brasileiros conectados ao Sistema Interligado Nacional.

Introduzido em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi criado para informar os consumidores sobre os custos da geração de energia elétrica. As cores – verde, amarela e vermelha – indicam as condições dos reservatórios e a necessidade de uso de fontes complementares, como usinas térmicas, que têm custos mais elevados.

Atualmente, 71% da energia no Brasil é gerada por hidrelétricas, uma fonte mais barata e limpa. O restante é complementado por alternativas como energia eólica, solar e nuclear. Quando as condições climáticas favorecem os reservatórios, a bandeira verde é ativada, refletindo custos de geração mais baixos.

A decisão da Aneel reflete um cenário positivo para o setor, que enfrentou desafios com a escassez hídrica nos últimos anos. A continuidade das chuvas é essencial para garantir a estabilidade do sistema elétrico, proporcionando energia mais acessível e segura para os consumidores.

aneel ENERGIA ELETRICA bandeira verde

Leia também