Diário de São Paulo
Siga-nos

Zelenskiy: Ucrânia merece ser membro pleno da União Europeia

A Ucrânia está lutando pela segurança de toda a Europa e deveria ser membro pleno da União Europeia (UE), disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Zelenskiy: Ucrânia merece ser membro pleno da União Europeia
Zelenskiy: Ucrânia merece ser membro pleno da União Europeia

Redação Publicado em 24/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 09h50


Presidente falou a parlamentares suecos por videoconferência

A Ucrânia está lutando pela segurança de toda a Europa e deveria ser membro pleno da União Europeia (UE), disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy. Ele falou a parlamentares suecos nesta quinta-feira (24), em discurso por videoconferência.Zelenskiy: Ucrânia merece ser membro pleno da União EuropeiaZelenskiy: Ucrânia merece ser membro pleno da União Europeia

“Não estamos lutando apenas pelo povo da Ucrânia, mas pela segurança da Europa . Temos demonstrado que merecemos ser membro de pleno direito da UE”, afirmou Zelenskiy ao Parlamento da Suécia.

ONU

Proposta apresentada pela Rússia pedindo acesso a auxílio e proteção a civis na Ucrânia, mas que não menciona o papel de Moscou na crise, foi rejeitado pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nessa quarta-feira (23). Apenas Rússia e China votaram a favor. Os outros 13 membros se abstiveram.

“Se a Rússia se importasse com a situação humanitária, pararia de bombardear crianças e com as suas táticas de sítio. Mas eles não fizeram isso”, disse a embaixadora do Reino Unido na ONU, Barbara Woodward, ao conselho, após a votação. A Rússia nega estar atacando civis.

Resolução do Conselho de Segurança precisa de pelo menos nove votos a favor e nenhum veto de Rússia, China, Reino Unido, França ou Estados Unidos.

A Rússia havia retirado uma proposta apresentada anteriormente ao conselho, após acusar países ocidentais de campanha “de pressão sem precedentes” contra a medida. Os EUA rejeitaram a acusação.

.

.

.

.

.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias