Diário de São Paulo
Siga-nos

Você viu? Queda de Salles, Covaxin na mira da CPI, desabamento de prédio em Miami, declarações de Britney sobre o pai e polêmica dos cringes

O "Você viu?" é publicado sempre aos sábados no G1.

VOCÊ VIU
VOCÊ VIU

Redação Publicado em 26/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h46


Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 21 a 25 de junho.

A queda de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. Covaxin entra na mira da CPI da Covid e complica o governo. Entenda por que não se deve escolher vacina. Banco do Brasil abre concurso para mais de 4 mil vagas. Prédio desaba na região de Miami e família de brasileiros escapa ilesa. Britney Spears revela internação forçada pelo pai. Aprenda exercícios para aliviar dores de cabeça e enxaqueca. E a “treta geracional” sobre os cringes — será que você é um deles?

“Você viu?” é publicado sempre aos sábados no G1.

Covaxin na mira da CPI

A compra pelo governo federal de doses da vacina indiana Covaxin virou o tema da vez na CPI da Covid após Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde e irmão do deputado Luis Miranda (DEM), dizer que recebeu “pressão atípica” de superiores para compra do imunizante, o mais caro (e rápido) negociado pelo governo. O depoimento dos irmãos Miranda na comissão foi tumultuada, Luis Ricardo disse ter informado a Bolsonaro osnomes de pessoas que o pressionaram. Já o deputado reproduziu áudios que enviou a um auxiliar do presidente no qual relatou cobranças.

O deputado federal Luis Miranda afirmou que o presidente Jair Bolsonaro citou nominalmente o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), ao ouvir denúncias de irregularidades na compra da vacina Covaxin. Barros negou, em mensagem por uma rede social, que seja o deputado supostamente mencionado pelo presidente.

A fala do deputado Luis Miranda complicou a situação do governo, pois a cúpula da CPI informou que vai levar ao Supremo Tribunal Federal (STF) indícios colhidos pelo colegiado de que Bolsonaro cometeu o crime de prevaricação.

G1 explica como a Covaxin entrou na mira da CPI da Covid. E entenda também quais são as denúncias e como o governo se defende.

Mais CPI. Convidados para audiência pública, os especialistas Pedro Hallal, da UFPel, e Jurema Werneck, do Movimento Alerta, querem que governo seja responsabilizado pelo “excesso de mortes” por Covid que eles afirmam que poderia ter sido evitado.

Em seu depoimento, Osmar Terra negou a existência do chamado “gabinete paralelo”. G1 fez checagem das declarações do deputado federal pelo MDB: veja o que ele disse de #FATO e de #FAKE.

Marca nefasta

Trágico, horrendo, pavoroso, nefasto ou ultrajante.

Nenhuma dessas palavras basta para definir o impacto das mais de 500 mil mortes causadas pela Covid no Brasil. Se faltam palavras, sobram perguntas: o que ainda nos aguarda pela frente? Em busca de respostas, o G1 ouviu 106 médicos.

Enquanto o número de mortos cresce de forma assustadora, o “vacinômetro” aumenta a conta-gotas (pouco mais de 10% da população tomou as duas doses). E pior: por falta de doses, a vacinação precisou ser suspensa em diversas capitais ao longo da semana.

O Brasil recebeu doses do imunizante da Janssen doados pelos EUA. Em 12 pontos, entenda sobre eficácia, proteção contra variantes, reações e validade da vacina que é a única aplicada de uma só vez.

Vacina não é cardápio

G1 ouviu 6 especialistas e eles foram unânimes sobre tipos de vacina contra a Covid: você não deve escolher agora qual tomar. Há pouquíssimas exceções a essa regra (como pessoas que não podem tomar uma vacina específica por causa de algum problema de saúde) e é muito melhor tomar qualquer imunizante disponível do que ficar mais tempo vulnerável à Covid. E, ao se vacinar, você ajuda a aumentar a cobertura vacinal, que é o mais importante neste momento. Veja cinco razões que explicam por que não se deve escolher vacina.

No vídeo abaixo, a médica Luana Araújo reforça o recado: todas as vacinas disponíveis no Brasil foram aprovadas pela Anvisa e são eficazes.

Sem vacina, Tallyta Cerqueira, moradora de Ponta Grossa (PR), perdeu os pais e a avó para a Covid. Quando ela teve a chance de se imunizar, levou consigo um cartaz que viralizou e emocionou internautas: “a vida não espera”.

Tallyta Cerqueira mostra cartaz enquanto é vacinada  — Foto: Arquivo pessoal/Tallyta Cerqueira

Tallyta Cerqueira mostra cartaz enquanto é vacinada — Foto: Arquivo pessoal/Tallyta Cerqueira

Passa a boiada

A boiada passou em Ricardo Salles, que caiu um ano após declaração sobre mudar regras ambientais e enquanto é alvo de inquérito por supostamente ter atrapalhado investigações sobre a maior apreensão de madeira da história, mas deixou no lugar Joaquim Leite. O novo titular do Ministério do Meio Ambiente foi conselheiro por mais de 20 anos da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizações que representam o setor agropecuário, entre 1996 e 2019, e sua família disputa posse em terra indígena em São Paulo. No vídeo abaixo, saiba mais sobre Leite:

VÍDEO: Quem é Joaquim Alvaro Pereira Leite, o novo ministro do Meio Ambiente

Quem é Joaquim Alvaro Pereira Leite, o novo ministro do Meio Ambiente

Suspeição de Moro

Um dia depois de o STF ter reconhecido a parcialidade de Sergio Moro ao condenar Lula no caso do triplex em Guarujá, o ministro Gilmar Mendes estendeu a suspeição do ex-juiz a mais dois processos relacionados ao ex-presidente. A decisão vale para os processos do sítio em Atibaia e supostas vantagens indevidas envolvendo imóveis em São Paulo, como o Instituto Lula. Com a decisão, ambos terão de voltar à estaca zero – e as provas não poderão ser aproveitadas.

Eleições

Por falar em Lula… Pesquisa Ipec aponta que Lula venceria no 1º turno se as eleições fossem hoje. O petista tem 11 pontos percentuais a mais que a soma de seus possíveis adversários. Veja os números abaixo:

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%
  • Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • João Doria (PSDB): 5%
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
  • Brancos / Nulos: 10%
  • Não sabem / Não responderam: 3%

Outra pesquisa do Ipec mostrou que a aprovação do governo Bolsonaro caiu para 24%, enquanto a reprovação subiu para 49%.

Concurso público

4.480 é o total de vagas que o Banco do Brasil anunciou em concurso. Saiba detalhes do edital, que já foi publicado, e veja quantas vagas cada estado vai abrir. No vídeo abaixo, o G1 ensina como ler editais e os principais pontos de atenção:

Concursos públicos: saiba como ler editais

Concursos públicos: saiba como ler editais

Quer ler mais notícias de Economia? Saiba que começou o 1º Feirão Digital da Casa Própria da Caixa Econômica Federal (CEF), que terá imóveis com possibilidade de financiamento total – ou seja, de 100%, sem pagamento de entrada e com carência de até 6 meses para iniciar o pagamento das prestações. G1 dá dicas para não cair em ciladas.

Privatização da Eletrobras

Segundo o governo, a privatização da Eletrobras, cuja medida provisória foi aprovada na Câmara a um dia do prazo, pode render R$ 100 bilhões aos cofres públicos. Para representantes da indústria e de entidades de defesa do consumidor, a MP aprovada no Congresso gera R$ 400 bilhões em custos aos consumidores e pode encarecer itens como cerveja, carne e leite. Entenda ponto a ponto o que prevê a MP aprovada pela Câmara.

Será que o cringe é você?

Tomar café da manhã, tomar café no geral, falar litrão ou boleto, usar calça skinny, não superar o amor por Harry Potter ou filmes da Disney, partir o cabelo de lado, usar sapatilha de bico redondo… Se você preenche um desses requisitos, talvez seja cringe, palavra que virou centro de “guerra geracional”. A acusação parte da geração Z, que refuta aos millennials o status de cafona, ultrapassado, fora de moda. É cringe explicar o que é cringe, mas dê o play e vamos lá:

Cringe pegou a internet: veja vídeos sobre termo e guerra geracional

Cringe pegou a internet: veja vídeos sobre termo e guerra geracional

G1 no YouTube

As mais de 800 tartarugas que foram resgatas de um bueiro nos EUA e o adolescente de 12 anos que se formou na escola e na faculdade na mesma semana são histórias que estão no #OlhaQueLegal, programação do canal do G1 no YouTube. Já o segue o fio conta como um idoso foi resgatado por imigrantes senegaleses após cair de um rio na Espanha. Dê o play:

Bolsonarista preso de novo

Ao perceber que policiais estavam chegando para prendê-lo mais uma vez, o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira tentou fugir pulando o muro de sua casa, segundo o blog do Octavio Guedes. Em vão. Silveira não contava que os agentes da polícia federal já haviam feito um cerco no perímetro da residência. Silveira foi preso mais uma vez — um “total desprezo pela Justiça”, nas palavras de Alexandre de Moraes, do STF. Segundo o ministro, o parlamentar violou 30 vezes o uso da tornozeleira eletrônica.

Daniel Silveira é preso de novo, dessa vez por violações ao uso da tornozeleira eletrônica

Daniel Silveira é preso de novo, dessa vez por violações ao uso da tornozeleira eletrônica

Prédio desaba em Miami

Uma família de brasileiros que morava no prédio que desabou parcialmente na região de Miami, nos EUA, conseguiu escapar da tragédia ao pular da varanda. A idosa Célia Rocha disse que a filha, o genro e os netos foram se abrigar na sua casa, também na região, após o acidente. Segundo ela, eles “chegaram cheios de pó, poeira e arranhões”, mas ilesos.

Ao menos quatro pessoas morreram e 159 seguem desaparecidas após parte de um prédio residencial desabar.

Vídeo: Veja o momento exato do desmoronamento em Miami

Veja o momento exato do desmoronamento em Miami

A busca por Lázaro

Há quase 20 dias o criminoso Lázaro Barbosa é procurado por uma força-tarefa que soma mais de 200 policiais e se concentra em matas e beiras de rio. Mas uma descoberta pode revirar essa tática: um caseiro preso por suspeita de ajudar Lázaro nas fugas disse que o fugitivo dormia na casa do fazendeiro para quem trabalha há cinco dias. Os agentes, no entanto, foram proibidos de entrar na fazenda pelo dono, segundo o boletim de ocorrência. O caseiro acabou sendo solto na noite de sexta e disse que, por medo, não denunciou o criminoso.

VÍDEO: Dois suspeitos de ajudar Lázaro Barbosa a fugir são presos

Dois suspeitos de ajudar Lázaro Barbosa a fugir são presos

Acusado de ter matado uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, Lázaro invade casas em propriedades rurais, rouba e ameaça vítimas.

George Floyd

O ex-policial Derek Chauvin pegou 22,5 anos de prisão pela morte de George Floyd, homem negro asfixiado em maio de 2020, nos EUA. Ao dar a sentença, o juiz afirmou que ela não foi tomada com base na emoção e na opinião pública. Durante o julgamento, Chauvin se recusou a depor. Antes da leitura da pena, falou pela 1ª vez e ofereceu seus pêsames à família de Floyd.

Era cilada

Não era uma grana extra que surgiu por acaso. A idosa americana que disse ter encontrado US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) em sua conta bancária na verdade se confundiu. O valor foi registrado como um débito. Mas Julia Yonkowski não estava devendo essa quantia bilionária. O porta-voz do banco explicou que o saldo foi congelado e que a cifra mostrada faz parte do sistema antifraude da instituição financeira. Era cilada (e ela já imaginava).

“Fiquei horrorizada, porque não era meu dinheiro.”

VÍDEO: Idosa tenta sacar dinheiro e descobre depósito de US$ 1 bilhão em sua conta nos EUA

Idosa tenta sacar dinheiro e descobre depósito de US$ 1 bilhão em sua conta nos EUA

“Extras” de verdade. Também nos EUA, um cliente que pediu alguns cachorros-quentes, fritas temperadas e bebidas em um restaurante de New Hampshire deixou uma enorme gorjeta – US$ 16 mil (cerca de R$ 79.500). Já em Nova Jersey, uma garçonete recebeu quase US$ 2.000 (cerca de R$ 11 mil) em doações depois de ter sido xingada por um cliente que se queixou das políticas de combate à Covid do estabelecimento e não deixou gorjeta.

Milionários (de verdade)

Por falar em dinheiro… O Brasil foi o país que mais “perdeu” milionários em 2020, segundo um levantamento do banco Credit Suisse. Junto com a crise, 108 mil pessoas no país deixaram de possuir riqueza superior a US$ 1 milhão. O gráfico abaixo mostra comparação com outros países (que ganharam mais deles).

Variação no número de milionários em 2020 — Foto: Economia G1

Variação no número de milionários em 2020 — Foto: Economia G1

Contagem regressiva

Faltando 5 meses para o Enem 2021, o G1 separou dicas de como montar um plano de estudos e se preparar sozinho para a prova. Vale montar um calendário, ler redações nota 1000 e, inclusive, cuidar da saúde mental.

Liberdade

Após ouvir Britney Spears por telefone, a juíza do Tribunal Superior de Los Angeles, Brenda Penny, agradeceu as palavras “corajosas” da cantora. “Só quero minha vida de volta”, disse Britney, que trava um batalha contra a tutela do pai. Ela afirmou que foi internada á força e obrigada a tomar remédios.

O controle sobre a vida, os negócios e a fortuna de Britney está com Jamie desde 2008. O processo desencadeou o movimento #FreeBritney, liderado por fãs, e foi retratado no documentário “Framing Britney”.

Penny ainda não tomou nenhuma decisão e é provável que o processo se alongue por anos. Mas o movimento pela liberdade de Britney não para de ganhar forças. Após as declarações à Justiça, a cantora recebeu mensagens de apoio de famosos como Justin Timberlake, seu ex-namorado, e Mariah Carey.

Jamie e Britney — Foto: Reprodução/Instagram da cantora

Jamie e Britney — Foto: Reprodução/Instagram da cantora

Enxaqueca ou dor de cabeça? 🤯

Muita gente confunde dor de cabeça com enxaqueca, mas elas são diferentes. Dor de cabeça é o nome genérico dado a toda e qualquer cefaleia. A enxaqueca é apenas uma delas, mas não a única. Ela atinge 1 bilhão de pessoas no mundo, e afeta sobretudo mulheres. Trata-se da sexta doença crônica que mais incapacita pessoas.

Entenda quais são as diferenças entre enxaqueca e dor de cabeça, os fatores que pioram o quadro e os tratamentos. No vídeo abaixo, fisioterapeuta ensina movimentos que ajudam no alívio do incômodo:

VÍDEO: Alongamentos podem auxiliar no alívio de dor de cabeça e enxaqueca

Alongamentos podem auxiliar no alívio de dor de cabeça e enxaqueca

7 fatos

Além do pioneirismo na área de sistemas antivírus, John McAfee se envolveu em diversas polêmicas nos últimos anos de sua vida (como a acusação de ter envolvimento no assassinato de seu vizinho). Relembre alguns momentos na vida do empresário, que foi encontrado morto em uma prisão na Espanha.

John McAfee: 7 fatos sobre a vida de um dos pioneiros do antivírus

John McAfee: 7 fatos sobre a vida de um dos pioneiros do antivírus

Para assistir e ouvir no fim de semana

“Batidão Tropical”, o novo álbum da cantora Pabllo Vittar, mescla 9 faixas de forró e tecnobrega. Ao G1, a artista disse que esse projeto resgata ritmos que marcaram sua infância e adolescência no Maranhão e Pará. Conheça as músicas aqui e dê o play no vídeo abaixo para assistir à entrevista.

Pabllo Vittar lança ‘Batidão Tropical’, álbum dedicado ao forró e tecnobrega

Pabllo Vittar lança ‘Batidão Tropical’, álbum dedicado ao forró e tecnobrega

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe  

Tags Mundo

últimas notícias