Diário de São Paulo
Siga-nos

Trio feminino brasileiro fica em 4º e faz história no Mundial de tiro com arco

A seleção brasileira feminina ficou em quarto lugar na disputa por equipes do arco recurvo no Mundial de Yankton, nos Estados Unidos. No início da tarde desta

Trio feminino brasileiro fica em 4º e faz história no Mundial de tiro com arco
Trio feminino brasileiro fica em 4º e faz história no Mundial de tiro com arco

Redação Publicado em 24/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h19


Ana Machado, Ane Marcelle e Sarah Nikitin perdem decisão do bronze contra a França em Yankton, nos EUA

A seleção brasileira feminina ficou em quarto lugar na disputa por equipes do arco recurvo no Mundial de Yankton, nos Estados Unidos. No início da tarde desta sexta-feira, o trio nacional formado por Ana Machado, Ane Marcelle e Sarah Nikitin perdeu a decisão da medalha de bronze para a França (Lisa Barbelin, Caroline Lopes e Mélodie Richard) por 6 a 2.

Sarah Nikitin na decisão do bronze contra a França — Foto: Reprodução World Archery

Sarah Nikitin na decisão do bronze contra a França — Foto: Reprodução World Archery

A equipe brasileira chegou a abrir 2 a 0 na disputa, mas acabou superada pelas europeias em parciais bem apertadas. É o melhor resultado do país nessa categoria na história dos Mundiais.

O campeonato reúne as principais estrelas da modalidade. Por conta do ciclo olímpico mais curto, faltam só três anos para Paris 2024, e ninguém teve muito tempo para descanso pós Tóquio e seguiram sua preparação para essa competição, que é uma das mais tradicionais do esporte mundial: a primeira edição do campeonato foi em 1931.

Até chegar na semifinal do Campeonato Mundial, a seleção feminina do Brasil derrotou o Canadá, a Rússia, que contava com duas medalhistas olímpicas no time, e a Itália, que tinha no elenco uma medalhista em Tóquio 2021. Na semifinal, o trio nacional caiu para o México, que era outra seleção com uma atleta que foi ao pódio nas Olimpíadas de Tóquio.

Pelas regras das competições por equipes no tiro com arco, as disputas são em sets. Em cada set, cada uma das atletas atira duas flechas, ou seja, o máximo que cada time pode chegar é 60 pontos. Quem vencer três sets, ganha o confronto.

MARCUS AINDA COM CHANCES

Marcus D'Almeida tiro com arco — Foto: Divulgação/World Archery

Marcus D’Almeida tiro com arco — Foto: Divulgação/World Archery

No torneio individual, Marcus Vinicius D´Almeida segue com ótimas chances. Depois de ser o segundo colocado na primeira fase qualificatória, na segunda-feira, ele avançou duas fases no mata-mata e está nas quartas-de-final. Ele volta a entrar em ação neste domingo, com as disputas das quartas, semi e final.

EQUIPE MASCULINA

No masculino, a equipe brasileira alcançou as quartas de final na quarta-feira, que também é a melhor marca para os representantes do nosso país. O trio formado por Marcus D’Almeida, Marcelo Costa e Bernardo Oliveira derrotou Guatemala na primeira rodada e a Itália na segunda.

Nas quartas a equipe do Brasil foi eliminada pela Coreia do Sul, que contou teve os arqueiros Kim Woo Jin, Oh Jin-Hyek e Kim Deok, cada um com duas medalhas de ouro olímpicas nos seus currículos.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias