Diário de São Paulo
Siga-nos

Sou fã do Luan. Mas está na hora de ele sair da zona de conforto no Corinthians; Diz Casagrande

Zona de conforto é quando a pessoa aceita a situação em que se encontra e fica patinando no mesmo lugar.

Sou fã do Luan. Mas está na hora de ele sair da zona de conforto no Corinthians; Diz Casagrande
Sou fã do Luan. Mas está na hora de ele sair da zona de conforto no Corinthians; Diz Casagrande

Redação Publicado em 22/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h14


Tenho duas opções para o Timão: ou usar como moeda de troca, ou dar uma última chance

Zona de conforto é quando a pessoa aceita a situação em que se encontra e fica patinando no mesmo lugar.

No futebol, isso acontece muito. Tem jogadores que já demonstraram talento, mas entram em uma maré ruim e não conseguem mudar a situação.

Seria leviano da minha parte falar de coisas que não vejo, como o dia a dia dos jogadores em treinamento. Falar que não se esforçam seria muito injusto, por não ver os treinos – quando for possível, pretendo ver os dos times de São Paulo caso seja liberado pelos clubes. Assim, ao meu ver, os comentários ficam mais justos.

Escrevo isso porque quero falar do Luan, do Corinthians. Esse é um jogador que eu vi (comentei esses eventos) fazer jogos excepcionais tanto na Olimpíada de 2016, no Rio, quando ganhou a medalha de ouro, como no fim do mesmo ano, quando o Grêmio venceu a Copa do Brasil eliminando Cruzeiro e Atlético-MG.

Na Libertadores de 2017, que talvez tenha sido o melhor ano do Luan no futebol, ele destruiu o Barcelona de Guayaquil lá no Equador na semifinal. E no jogo final, contra o Lanús na Argentina, foi o dono do jogo. Acabou campeão da Libertadores e escolhido o Rei das Américas.

Nesta partida, eu estava no estádio, junto com o Galvão Bueno e o Arnaldo César Coelho, e lembro bem como ficamos entusiasmados com a maravilhosa apresentação do Luan no jogo

Em 2017, Grêmio vence Lanús e conquista o tri da Libertadores na Argentina

Em 2018, ele continuou bem, tanto que a maioria dos torcedores queria que o Luan fosse convocado para a Copa. Eu lembro que estava ao vivo na transmissão e falei que o Tite deveria levá-lo para a Copa da Rússia. Depois, quando ele não foi convocado, opinei que tinha sido um erro.

Luan festeja gol pelo Grêmio em grande atuação contra o Barcelona-EQU — Foto: AFP

Luan festeja gol pelo Grêmio em grande atuação contra o Barcelona-EQU — Foto: AFP

Depois daquilo, o Luan entrou em queda livre, foi tendo menos espaço no time do Renato, perdeu a posição e chegou até a ficar fora da relação de jogos do Grêmio.

Aí apareceu o Corinthians, pagando uma fortuna por ele, e a grande maioria dos comentarista, assim como eu, viu como uma grande contratação. A opinião era de que o Luan iria dar o toque de qualidade de que o time precisava e seria o líder técnico da equipe.

No início, ele até fez algumas boas partidas, marcando poucos gols, mas de bela feitura, com a classe que sempre demonstrou ter.

Veja gol de falta de Luan na estreia pelo Corinthians, em janeiro de 2020

O treinador era novo, Tiago Nunes, e tinha a incumbência de mudar o estilo de jogo do Corinthians. Os torcedores não aguentavam mais ver o time jogar totalmente na retranca com o Fábio Carille, apesar de ter sido campeão brasileiro e tricampeão paulista.

O trabalho foi prejudicado pela terrível pandemia que iria matar muita gente – mais de 618 mil pessoas perderam a vida pela Covid no Brasil até o momento.

Mais à frente, todos os campeonatos voltaram. Mesmo em um momento crítico da pandemia, o tão amado futebol voltou. Mas o Luan não. Ele perdeu a posição, começou a entrar pouco nas partidas e muitas vezes nem entrava.

O Corinthians fez quatro grades contratações (Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian). E em vez de Luan ter mais chances, acabou ainda mais esquecido na reserva.

Luan lamenta chance perdida em jogo contra o Ceará — Foto: Kely Pereira/AGIF

Luan lamenta chance perdida em jogo contra o Ceará — Foto: Kely Pereira/AGIF

Como falei no início, seria leviano da minha parte dizer que ele não se esforça nos treinamentos, porque não vejo. Mas posso dizer que o Luan entrou em uma zona de conforto pelo que vejo no campo quando ele entra para jogar.

Faz muito tempo que ele não faz uma boa partida. Saiu jogando umas poucas vezes quando o Renato Augusto ainda não estava em forma, mas quase sempre o Sylvinho já o substituía no intervalo.

Sou fã do Luan e serei sempre pelo que tenho na memória das jogadas e gols maravilhosos que ele fez. Mas no Corinthians ele não está reagindo. Neste ano de 2021, ele me pareceu muito entregue, abatido, mesmo com a comissão técnica e os jogadores falando da sua vontade nos treinamentos.

Mas no jogo, único lugar em que todos podem vê-lo em ação, isso não apareceu. E a cada jogador que surge tendo chances com o Sylvinho, o Luan vai ficando cada vez mais reserva, mais para trás.

E aí cabe a pergunta: o que o Corinthians vai fazer com ele? O espaço diminuiu ainda mais com a chegada do Paulinho e possivelmente de um centroavante. Suas chances de voltar a ter importância para o time são mínimas.

O Corinthians ainda vai tentar recuperá-lo? O Luan está com vontade de sair da zona de conforto?

Essas respostas a torcida corintiana só poderá ver nos jogos da próxima temporada. Sei que muitos fieis torcedores do Timão gostam do Luan, mas até quando vai essa paciência?

Bom, e o que eu faria? Tenho duas opções: usá-lo como moeda de troca com um grande jogador ou dar mais essa chance para ele, mas sem passar a mão na cabeça.

Já passou da hora de reagir. Acredito que ele terá oportunidades no Paulista para mostrar que está a fim de sair dessa zona de conforto. Caso contrário, vai se transformar definitivamente em um grande problema, porque foi caro, ganha muito e até agora não apresentou nada, não deu resposta.

Luan, está no hora de você mostrar o seu valor jogando bola.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias