Diário de São Paulo
Siga-nos

Simone Biles vai ser testemunha no Senado sobre erros do FBI

A multicampeã olímpica Simone Biles será uma das várias ginastas renomadas que testemunharão perante um painel do Senado dos EUA nesta semana, a respeito dos

Simone Biles vai ser testemunha no Senado sobre erros do FBI
Simone Biles vai ser testemunha no Senado sobre erros do FBI

Redação Publicado em 13/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 23h19


Investigação sobre os casos de abuso sexual do ex-médico de ginástica Larry Nassar, segundo relatório, não foi feita com a “seriedade e urgência” que o caso “merecia e exigia”

A multicampeã olímpica Simone Biles será uma das várias ginastas renomadas que testemunharão perante um painel do Senado dos EUA nesta semana, a respeito dos erros do FBI na investigação sobre o ex-médico da seleção de ginástica norte-americana Larry Nassar. O nome de Biles foi anunciado pelo Comitê Judiciário do Senado nesta segunda-feira. Também vão depor McKayla Maroney, Maggie Nichols e Aly Raisman. Todas as quatro atletas estão entre as centenas de vítimas de Nassar. Elas foram abusadas sexualmente por ele durante o que ele alegou serem exames médicos de rotina.

Larry Nassar — Foto: REUTERS/Rebecca Cook

Larry Nassar — Foto: REUTERS/Rebecca Cook

A audiência de quarta-feira, que começa às 10h do leste americano (11 horas de Brasília), acontece depois que o inspetor geral do Departamento de Justiça Michael Horowitz, em julho, emitiu um relatório contundente de 119 páginas que dizia que o FBI em Indianápolis “não respondeu às alegações contra Nassar com a maior seriedade e urgência de que eles mereciam e exigiam.”

A investigação começou em 2015, e os vários passos em falso incluíram esperar cinco semanas para conduzir uma entrevista por telefone com uma das atletas vítimas, segundo o relatório, além de não entrevistar outras vítimas. Os numerosos erros, concluiu o relatório, permitiram que o abuso sexual continuasse por meses.

O inspetor geral do Departamento de Justiça também deve testemunhar sobre as descobertas do relatório, junto com o diretor do FBI, Chris Wray.

Simone Biles, Jogos de Tóquio — Foto: REUTERS/Mike Blake

Simone Biles, Jogos de Tóquio — Foto: REUTERS/Mike Blake

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias