Diário de São Paulo
Siga-nos

Secretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidade

O Brasil reúne hoje cerca de 20% de toda a biodiversidade do mundo. São mais de 116 mil espécies de fauna e mais de 46 mil de flora concentradas no território

Secretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidade
Secretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidade

Redação Publicado em 05/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h56


Beatriz Millet foi a entrevistada do programa A Voz do Brasil

O Brasil reúne hoje cerca de 20% de toda a biodiversidade do mundo. São mais de 116 mil espécies de fauna e mais de 46 mil de flora concentradas no território nacional, diz a secretária de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e entrevistada do programa A Voz do Brasil desta sexta-feira (4), Beatriz Millet.Secretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidadeSecretária do Ministério do Meio Ambiente fala sobre biodiversidade

Na conversa, Millet cita as ações que o governo vem traçando para a proteção dessa biodiversidade. Entre elas está a assinatura, há um ano, do Protocolo de Nagoia, que regulamenta o acesso e a repartição de benefícios, monetários e não monetários, dos recursos genéticos da biodiversidade. Segundo ela, a ratificação, por parte do Brasil, deste instrumento,  garante segurança jurídica ao Brasil assim como aos outros 130 signatários do acordo. A secretária explica que, com o protocolo, os países que acessam o patrimônio genético da nossa biodiversidade se comprometem a seguir a legislação e os regulamentos.

O protocola também reduz o risco do que se chama de biopirataria. “Os países que mais sofrem [com a biopirataria] são aqueles que tem uma biodiversidade mais exuberante, como a nossa”, diz Millet. Segundo ela, exatamente como o protocolo estabelece o cumprimento da legislação e a regulamentação do país detentor do patrimônio, ele acaba reduzindo as chances desse tipo de crime.

A secretária também falou sobre a repartição dos lucros da biodiversidade em benefício da conservação e da pesquisa e dos planos de ação para conservação de espécies em extinção e daquelas ameaçadas de serem extintas.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias