Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo fez estudo para levar time profissional ao CT de Cotia, mas ideia foi abandonada

O São Paulo produziu estudos no início deste ano para analisar a possibilidade de transferir o elenco profissional do CT da Barra Funda para o CT de Cotia,

São Paulo fez estudo para levar time profissional ao CT de Cotia, mas ideia foi abandonada
São Paulo fez estudo para levar time profissional ao CT de Cotia, mas ideia foi abandonada

Redação Publicado em 01/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h18


O São Paulo produziu estudos no início deste ano para analisar a possibilidade de transferir o elenco profissional do CT da Barra Funda para o CT de Cotia, onde treinam as categorias de base do clube.

A ideia foi abandonada logo no início por ser inviável, segundo uma fonte ouvida pela reportagem. Ela cita impedimentos jurídicos pelo fato de o CT de Cotia manter financiamentos através da Lei de Incentivo ao Esporte, específicas para o desenvolvimento de atletas em formação.

O estudo consta em relatório de atividades das diretorias do clube publicados no site do São Paulo. Ele é citado em dois desses documentos, os de março e abril e maio e junho, com plantas de engenharia.

O CT de Cotia foi inaugurado em 2005 e é um dos mais modernos do país. Em 2014, foi utilizado pela seleção da Colômbia durante a Copa do Mundo.

O elenco profissional do São Paulo utiliza o local em pré-temporadas ou outros momentos específicos – o que, por ser eventual, não gera impedimentos burocráticos.

Já o CT da Barra Funda é mais antigo, do final da década de 1980. Em 2017, a concessão do espaço, que pertence ao município de São Paulo, foi ampliada até 2042.

Neste ano, a diretoria admitiu que o local está defasado e iniciou uma movimentação para modernizar o CT.

O diretor de futebol Carlos Belmonte afirmou se tratar de uma “prioridade” em agosto, quando uma série de lesões desfalcou o time então comandado por Hernán Crespo:

– Modernizar o Reffis (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica) e todo o CT da Barra Funda é nossa prioridade. Na última sexta fizemos uma reunião com o Crespo e o Muricy. Sábado, já aqui em Recife, com os departamentos médico e de preparação física. Estamos há muito tempo sem investir em estrutura. Vamos voltar a ser referência – escreveu o dirigente numa rede social.

Há cerca de três anos, o ex-diretor executivo de futebol Raí apresentou um projeto de reforma orçado entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões, que não foi para frente.

A falta de dinheiro ainda é uma barreira para a modernização do CT da Barra Funda.

.

.

.

.

GE

Compartilhe  

últimas notícias