Diário de São Paulo
Siga-nos

Quase 6 milhões de multas de trânsito de 2020 estão represadas na cidade de SP

Motoristas da cidade de São Paulo estão recebendo neste mês multas represadas desde 2020. Por conta da pandemia, uma lei permitiu que as cobranças fossem

Quase 6 milhões de multas de trânsito de 2020 estão represadas na cidade de SP
Quase 6 milhões de multas de trânsito de 2020 estão represadas na cidade de SP

Redação Publicado em 07/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h15


Motoristas da cidade de São Paulo estão recebendo neste mês multas represadas desde 2020. Por conta da pandemia, uma lei permitiu que as cobranças fossem enviadas mais de um ano depois da data da infração.

O Detran de São Paulo, que cobra multas de IPVA e licenciamento em atraso, por exemplo, informou à TV Globo que todas as multas pendentes de 2020 já foram enviadas. Já a Prefeitura, responsável pela emissão de cerca de 85% de todas as multas emitidas na capital, ainda irá enviar 5,8 milhões até o mês de abril.

Neste ano, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que aplica as multas, também ficará responsável pelo órgão que julga os recursos de quem recebeu a notificação de trânsito e acredita que a cobrança é indevida.

O órgão informou que, durante a pandemia, foram represadas 17 milhões de multas na capital, aproximadamente.

O aposentado Valmir Lopes Ferreira comprou um carro à vista há dois meses, e recebeu quatro multas do veículo que juntas somam R$ 1.400. As infrações são todas de setembro e outubro de 2020, mas chegaram no mês de dezembro com vencimento para janeiro.

“Fiquei indignado, tentei falar com um monte de lugar, fui no Detran, e eles me falaram que não se responsabilizam. Liguei na prefeitura, fiquei 56 minutos para ser atendido, para no final ela me dizer apenas que eu preciso pagar o valor”, afirmou o aposentado.

“Me falaram para entrar em contato com o antigo proprietário, nem sei quem é essa pessoa. Estou indignado, sou aposentado, trabalhamos para chegar no fim do ano e pagar todos os impostos certinho, é tudo no limite”, completou.

O contador Sérgio Paulo Friso recebeu a notificação de uma infração por excesso de velocidade cometida em setembro de 2020, mas a cobrança só chegou agora. “Já tinha recebido a notificação, mas nada de boleto para pagar. Foi chegar agora em janeiro, até estranhei.”

Dados escassos

O site da prefeitura Observatório Mobilidade Segura também está com informações incompletas sobre as multas. É possível ter acesso a todos os dados somente entre 2014 e 2019.

Em 2021, faltam dados de julho até dezembro, nos meses de fevereiro e março o total de multas foi subnotificado, com registro abaixo da média dos outros meses.

Em 2020, o mesmo ocorreu: não há registro de setembro até dezembro.

Como saber se tem multa para receber?

Os motoristas conseguem ter acesso à informação sobre a existência de multas represadas por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Na tela inicial, na aba “infrações”, é possível consultar multas com os dados do infrator ou com do veículo.

Pelo aplicativo, é possível ter acesso a todas as multas, inclusive as que ainda não foram notificadas.

Quem recebeu a notificação, mas perdeu o documento, consegue realizar a consulta pelo site do Detran ou do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias