Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura desenvolve ações de Educação Ambiental

A Coleta Seletiva é feita em 100% da cidade

Prefeitura desenvolve ações de Educação Ambiental
Prefeitura desenvolve ações de Educação Ambiental

Redação Publicado em 18/08/2016, às 00h00 - Atualizado às 08h22


A Coleta Seletiva é feita em 100% da cidade

A questão ambiental é uma das prioridades da atual administração, que vem melhorando consideravelmente as diretrizes relacionadas ao meio ambiente. Uma delas foi a instalação da Coleta Seletiva porta a porta em 100 % dos domicílios urbanos. Mas, para manter a qualidade a Prefeitura de Catanduva desenvolve um processo de qualificação da coleta com programa de Educação Ambiental para orientar a comunidade separar os resíduos de forma correta.
A coleta seletiva é um procedimento fundamental para o alcance dos objetivos do governo nos quesito: diminuição da quantidade de resíduos no aterro sanitário, que é uma exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/10; e garantir que a cooperativa Recicla Catanduva consiga agregar valor nesse material para comercializar, garantindo o emprego e renda de seus cooperados, além de garantir que esses recicláveis voltem para cadeia produtiva, diminuindo o volume em aterros sanitários.
Para manter a separação e qualificação de materiais reciclados, o Centro de Educação Ambiental (CEA), realiza projetos para os visitantes das escolas e grupos de diversas faixas etárias, abordando temas que promovam a conscientização da coleta seletiva, e a importância desse trabalho na questão social e ambiental.
Outro serviço realizado pela Prefeitura é em conjunto com os cooperados da Recicla Catanduva, em parceria com a empresa Monte Azul Ambiental. Através de ações pontuais nas quais os cooperados vão de casa em casa com materiais explicativos e que orientam as famílias e separarem materiais para triagem e comercialização.
Ainda em parceria com a cooperativa e a Secretaria de Educação, o Centro de Educação Ambiental proporciona visita monitorada dos alunos e grupos interessados ao Centro de Triagem dos Resíduos Sólidos.
Melhorias
Na questão ambiental, além da Coleta Seletiva, outros projetos significativos são desenvolvidos pelo prefeito Vinholi, como a entrega do Centro de Triagem e Armazenamento de Resíduos Recicláveis, primeiro na história de Catanduva, local totalmente equipado com prensa, balança, esteira, mesas de triagem e bags. O local recebe todos os resíduos recicláveis proveniente da Coleta Seletiva, realizada pela empresa Monte Azul. Todo o material recolhido é triado e vendido pela cooperativa ‘Recicla Catanduva’.
A Prefeitura também incentivou a formação da cooperativa Recicla Catanduva, que hoje conta com duas unidades, dando maior dignidade às famílias que tiram o sustento destes materiais.
Prefeito Vinholi desenvolveu o Ecoponto, que é um local de entrega voluntária e controlada para pequenos geradores de resíduos de construção civil – que geram até 1 metro cúbico de resíduos -, volumosos inservíveis, como: sofás, fogões, geladeiras, cadeiras, diversos metais; material proveniente de podas e extrações, além de madeiras diversas. Evitando assim descartes irregulares feitos em pontos vulneráveis do município.

Compartilhe  

últimas notícias