Diário de São Paulo
Siga-nos

Prédio de instituto cultural em SP recebe obra de artista suíço

Estreou em São Paulo, a exposição do artista suíço Felipe Varini. A mostra tem quatro obras inéditas feitas para a arquitetura do Instituto Artium de Cultura,

Prédio de instituto cultural em SP recebe obra de artista suíço
Prédio de instituto cultural em SP recebe obra de artista suíço

Redação Publicado em 12/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h51


A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo site Eventim

Estreou em São Paulo, a exposição do artista suíço Felipe Varini. A mostra tem quatro obras inéditas feitas para a arquitetura do Instituto Artium de Cultura, que fica no bairro Higienópolis. O prédio que abriga o instituto é um palacete centenário tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp). A visitação é gratuita e deve ser agendada pelo siteEventim.Prédio de instituto cultural em SP recebe obra de artista suíçoPrédio de instituto cultural em SP recebe obra de artista suíço

Radicado em Paris, Varini produz obras que misturam cenografia, pintura e fotografia. Esta é a primeira vez que ele expõe individualmente no Brasil. A mostra tem curadoria do francês Franck Marlot. A intervenção artística trata-se de um site-specific, ou sítio específico, quando uma obra é criada de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Varini esteve no local para desenvolver um estudo técnico e criar a partir das observações arquitetônicas.

Foram produzidas, então, quatro instalações: Zig Zag De Quatorze Triangles, Doubles Cercles Concentriques, Sept Arcs De Cercles e Douze Petits Disques Dans Le Grand. Elas ocupam a fachada exterior e três salas expositivas do prédio.

“A obra bidimensional pintada aparece para o observador em um único ponto focal e se espalha nas superfícies do edifício conforme ele se move pelo espaço. É uma oportunidade para todos questionarem a realidade e a ficção do espaço arquitetônico e serem atores da própria experiência”, aponta Franck Marlot, curador da mostra, conforme nota de divulgação da exposição.

As criações de Varini, apontam os organizadores, são construídas a partir de círculos, quadrados, elipses e triângulos, pintados em cores primárias. “Neste ponto focal, a forma parece flutuar como que levitando sobre a arquitetura que a acolhe”, indica o texto de divulgação.

.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias