Diário de São Paulo
Siga-nos

‘Povo é tratado como bicho, parece um caminhão de boi’, diz usuária da CPTM após transtornos provocados por obra na Linha 11-Coral

Plataformas lotadas e vagões lotados: usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentam mais um dia de transtornos por conta de uma obra

‘Povo é tratado como bicho, parece um caminhão de boi’, diz usuária da CPTM após transtornos provocados por obra na Linha 11-Coral
‘Povo é tratado como bicho, parece um caminhão de boi’, diz usuária da CPTM após transtornos provocados por obra na Linha 11-Coral

Redação Publicado em 09/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h21


Plataformas lotadas e vagões lotados: usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentam mais um dia de transtornos por conta de uma obra na Linha 11 – Coral.

Uma cratera foi aberta sob os trilhos durante as chuvas do último domingo (9) e provocou o rompimento de uma galeria pluvial.

Por conta do problema, os trens circulam com maior tempo de parada e velocidade reduzida entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.

“Deveria ser eficiente, deveria ser eficaz e não é. Todo dia é essa mesma coisa, esses caras não resolvem nada, é guarda que é ignorante, mal educado, que não sabe tratar bem as pessoas. Você está pagando caro por um transporte lixo como esse, de péssima qualidade, o povo é tratado como bicho, parece um caminhão de boi aqui”, afirma Roseli.

Brenda, passageira da Linha 11 - Coral, se revolta com o descaso e problemas constantes do transporte  — Foto: Reprodução/TV Globo

Brenda, passageira da Linha 11 – Coral, se revolta com o descaso e problemas constantes do transporte — Foto: Reprodução/TV Globo

Ela conta que precisa de duas horas para conseguir chegar na região do Brás e relata o sentimento de humilhação e descaso. Na terça (8), levou mais de uma hora pra ir da estação Guaianases até Itaquera.

“Eu chego em casa esgotada e ainda tenho que cuidar de casa, fazer mercado, fazer janta. Esgotada, porque eu tenho que acordar duas horas antes do normal pra não chegar atrasada e olha que eu trabalho aqui no Brás”, relata.

Rosemir, usuária da CPTM, relata o desespero que é encarar a Linha 11 - Coral todos os dias  — Foto: Reprodução/TV Globo

Rosemir, usuária da CPTM, relata o desespero que é encarar a Linha 11 – Coral todos os dias — Foto: Reprodução/TV Globo

“A semana toda é isso aqui. É uma humilhação, é uma humilhação isso daqui. Não tem condições”, afirma Rosemir, que tentava chegar até a estação São Judas.

Como a senhora chega no trabalho? “Doente. Segunda eu não vim, ontem eu fui amassada desse jeito e hoje de novo”.

Mais de um mês de obra

A Prefeitura de São Paulo deu prazo de 45 dias para concluir o fechamento da cratera que se abriu no trecho da Linha 11 – Coral entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera.

A redução na velocidade dos trens é uma medida de segurança após a terra ceder e provocar o rompimento de uma galeria pluvial sob os trilhos, segundo a CPTM.

Ônibus da linha Paese também estão à disposição dos passageiros para fazer o percurso.

Terra cedeu sob trilho e provocou rompimento de galeria pluvial  — Foto: Reprodução/TV Globo

Terra cedeu sob trilho e provocou rompimento de galeria pluvial — Foto: Reprodução/TV Globo

A prefeitura informou que o problema foi causado porque uma galeria, para onde vai a água da chuva, estourou durante as fortes chuvas do último domingo (6).

Trens da CPTM lotados devido à cratera na linha  — Foto: TV Globo

Trens da CPTM lotados devido à cratera na linha — Foto: TV Globo

Funcionários da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras estão fazendo os reparos emergenciais, em turnos ininterruptos, para tentar solucionar o problema antes do prazo previsto.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias