Diário de São Paulo
Siga-nos

Petição quer homenagear vítimas da bomba atômica durante as Olimpíadas de Tóquio

Uma petição online, lançada pelo ex-prefeito de Hiroshima, Akiba Tadatoshi, no Japão, quer que as vítimas da bomba atômica sejam homenageadas durante as

bomba
bomba

Redação Publicado em 22/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h03


Uma petição online, lançada pelo ex-prefeito de Hiroshima, Akiba Tadatoshi, no Japão, quer que as vítimas da bomba atômica sejam homenageadas durante as Olimpíadas de Tóquio.

A intenção é que todos façam um minuto de silêncio às 08h15 do dia 6 de agosto, dia dos 76 anos do ataque à cidade japonesa, na Segunda Guerra Mundial. A campanha foi lançada no mesmo dia em que o presidente do COI, Thomas Bach, visitou a cidade de Hiroshima.

No dia 6 de agosto de 1945 aconteceu o primeiro ataque nuclear da história. A bomba “Little Boy” matou quase 140 mil pessoas na cidade portuária de Hiroshima. Muitas vítimas morreram no ato e várias em consequência dos ferimentos ou da radiação durante as semanas e meses seguintes.

Três dias depois, as forças militares dos Estados Unidos lançaram outra bomba atômica em Nagasaki (sudoeste), um ataque que provocou 74 mil mortes.

As duas bombas com uma potência de destruição inédita naquele momento levaram o imperador Hirohito a anunciar, em 15 de agosto de 1945, aos súditos a rendição aos Aliados, o que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias