Diário de São Paulo
Siga-nos
Pagamentos

Quando o 'Pix' automático começa a funcionar?

O Banco Central anunciou uma data aos usuários nesta quinta-feira (07)

'Pix' automático. - Imagem: reprodução I Freepik
'Pix' automático. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 08/12/2023, às 15h18


Nesta quinta-feira (07), o Banco Central anunciou que o Pix automático estará disponível aos usuários a partir do mês de outubro de 2024, além de explicar brevemente sobre suas funcionalidades.

De acordo com informações do portal Terra, a modalidade vai funcionar como ''débito em conta'' para que outros pagamentos sejam efetuados, como a conta de água, luz e demais mensalidades.

O Banco ainda apresenta esse tipo como um ''potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência''.

''(...) Além disso, os procedimentos operacionais serão padronizados pela autoridade monetária, o que facilita a implantação e aumenta a competição'', explica, ainda.

Pensando em regras, estão especificações sobre o cancelamento da autorização, de devolução e responsabilização caso haja erro, jornadas para a autorização prévia, e outras também.

''Os participantes que não forem aprovados nos testes homologatórios e não disponibilizarem o Pix Automático a seus usuários no lançamento do serviço, a ocorrer em 28 de outubro de 2024, serão multados por dia de atraso na oferta'', descreve.

Compartilhe  

últimas notícias