Diário de São Paulo
Siga-nos

Os pagamentos do Auxílio Brasil e Auxílio Gás foram antecipados para o dia 11

O pagamento, que estava originalmente marcado para começar no dia 18, agora se estenderá até o dia 25, de acordo com o último dígito do NIS

Os pagamentos do Auxílio Brasil e Auxílio Gás foram antecipados para o dia 11 - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Os pagamentos do Auxílio Brasil e Auxílio Gás foram antecipados para o dia 11 - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 07/11/2023, às 09h21


O calendário de pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás será antecipado neste mês de outubro. Inicialmente programado para ser pago a partir do dia 18, os benefícios serão creditados a partir de 11 de outubro para os beneficiários com final de NIS 1. O pagamento seguirá de forma escalonada, de acordo com o final do NIS (Número de Inscrição Social) do beneficiário, com término previsto para o dia 25.

O Auxílio Brasil é destinado a 20,65 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que recebem o valor de R$ 600, previsto até dezembro. O Auxílio Gás, por sua vez, é pago a cada dois meses a mais de 5,6 milhões de beneficiários, correspondendo a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.

A antecipação do calendário de pagamento busca disponibilizar os benefícios de forma mais rápida aos beneficiários que dependem dessas assistências financeiras. As datas de pagamento seguem um cronograma, com base no último dígito do NIS dos beneficiários, para garantir uma distribuição eficiente dos recursos.

Para acessar os valores, os beneficiários podem utilizar o aplicativo Caixa Tem, que permite fazer compras em estabelecimentos, pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral, além de efetuar saques por meio de terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes, bem como nas agências da Caixa.

Para ser elegível ao Auxílio Brasil, as famílias devem atender a critérios de renda e ter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos 24 meses. Além disso, é importante que não haja divergências entre as informações registradas no cadastro e aquelas presentes em outras bases de dados do governo federal.

A renda mensal por pessoa da família é o critério principal para a inclusão no programa, variando de acordo com a situação de extrema pobreza ou pobreza. Os beneficiários são selecionados automaticamente com base em estimativas de pobreza, número de famílias atendidas por município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil. O programa visa fornecer assistência financeira às famílias que mais necessitam, considerando sua renda e composição familiar.

Calendário para o mês de outubro:

  • NIS final 1: 11 de outubro
  • NIS final 2: 13 de outubro
  • NIS final 3: 14 de outubro
  • NIS final 4: 17 de outubro
  • NIS final 5: 18 de outubro
  • NIS final 6: 19 de outubro
  • NIS final 7: 20 de outubro
  • NIS final 8: 21 de outubro
  • NIS final 9: 24 de outubro
  • NIS final 0: 25 de outubro 
Compartilhe  

últimas notícias