Diário de São Paulo
Siga-nos
Mão na roda

6 novos recursos do WhatsApp que você não reparou

A plataforma lançou novas funcionalidades nas últimas semanas

6 novos recursos do WhatsApp que você não reparou - Imagem: Pexels
6 novos recursos do WhatsApp que você não reparou - Imagem: Pexels

Jessica Anjos Publicado em 28/05/2023, às 20h01


O WhatsApp já faz parte da rotina da maior parte dos brasileiros. Mas provavelmente tem alguma funcionalidade nova dentro dele, lançada nas últimas semanas, que você pode ter deixado passar como a edição de texto e proteção das conversas. O portal Tilt, do UOL, montou uma lista com ferramentas que facilitam o dia a dia do usuário no WhatsApp, veja abaixo:

  • Dá para editar mensagens até 15 minutos após o envio

Já passou por isso? Enviar uma mensagem errada ou se arrepender de ter enviado um texto e só ter a função de apagar? Para resolver um problema antigo, o WhatsApp liberou recentemente a função de editar mensagens escritas. Porém, há uma regra, você consegue editar textos até 15 minutos após o envio. Para editar, é só tocarna mensagem e escolher a opção Editar, é um ícone com lápis. 

  • É possível protegar suas conversas

A funcionalidade chamada de "Proteção de Conversas" foi liberada e deve chegar em todos os usuários nos próximos dias, de acordo com anúncio do próprio WhatsApp.

Acionando a ferramenta será adicionada uma "pasta secreta" ao chat. Se alguém pegar seu telefone desbloqueado e abrir o WhatsApp, não terá acesso a essas mensagens porque precisará de senha ou biometria.

Outra novidade é que caso alguém do chat protegido envie mensagens a você, o nome do remetente e o conteúdo são ocultados na tela do smartphone. Os arquivos enviados também ficam protegidos, não ficam visíveis na galeria do celular.

  • Chat configurado como temporário

Antes, quando uma conversa no WhatsApp era colocada como temporária, todos os textos trocados desapareciam após 24h, sete dias ou 90 dias, mesmo que a pessoa não tivesse lido o conteúdo.

Agora, o usuário poderá selecionar o que deseja salvar na conversa. O que não for selecionado será excluído permanentemente. Uma observação: o remetente tem controle sobre o que será salvo ou não, sempre que alguém tentar manter algo salvo, o remetente será notificado.

  • Proteção de conta

É possível colocar confirmações adicionais antes de transferir o acesso do app de um celular para o outro. 

Sempre que houver uma mudança de acesso para um novo aparelho, o dispositivo antigo vai ser notificado do horário da solicitação, qual o modelo do novo aparelho de destino e se a transferência pode ser feita. 

O WhatsApp espera que isso funcione como um alerta para possíveis tentativas não autorizadas de transferência.

  • Verificação contra malware

A funcionalidade funciona nos bastidores do app e serve para proteger usuários que sejam atingidos por malware ou outros programas maliciosos que atacam as fraquezas do WhatsApp. Ele funciona automaticamente e não precisa de intervenção do usuário.

  • Códigos de segurança automáticos

O WhatsApp está preparando uma verificação de transparência do código único de criptografia - ele indica que a conversa com outra pessoa é protegida. Para acessar essa funcionalidade, o usuário só precisa ir até informações de um contato na aba "Criptografia". 

Compartilhe  

últimas notícias