Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo desperdiça 35% de água no processo de fornecimento

O estado de São Paulo desperdiça 35% do total de água potável que é distribuída no território paulista. Apesar do índice ser elevado, ainda é inferior à média

São Paulo desperdiça 35% de água no processo de fornecimento
São Paulo desperdiça 35% de água no processo de fornecimento

Redação Publicado em 01/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h06


O estado de São Paulo desperdiça 35% do total de água potável que é distribuída no território paulista. Apesar do índice ser elevado, ainda é inferior à média nacional, 39%.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, somente no ano de 2019, São Paulo perdeu uma quantidade de água equivalente a 1500 piscinas olímpicas completamente cheias. As principais causas são tubulações antigas, fraudes e furtos no fornecimento.

O desperdício é mais um fator agravante para o problema hídrico que o estado vive atualmente. Na última quinta-feira (27), o Governo Federal emitiu um alerta de emergência hídrica para SP no período de junho a setembro deste ano, que é resultado da escassez de chuvas, dos baixos níveis dos reservatórios e da aproximação da época de baixa umidade no estado.

Edison Carlos, presidente do Trata Brasil, explica que a situação atual é diferente da crise hídrica que ocorreu em São Paulo entre 2013 e 2015. “Na crise de 2013, a gente tinha um histórico de 80 anos com chuvas regulares aqui na Região Metropolitana de São Paulo, ou seja, chovia no verão, os reservatórios ficavam cheios e essa água era utilizada no período seco do ano. O que a gente vê nos últimos anos é que não é mais assim que acontece”, diz Carlos.

Para combater o desperdício, Edison Carlos considera fundamental o investimento em novas políticas e tecnologias que reduzam os problemas de infraestrutura do sistema de distribuição, ampliação do reuso de água e tratamento do esgoto para utilização em fins menos nobres. Desta forma, ele afirma que seria possível reservar a água potável para seu uso mais nobre, que é beber..

.

..

G1

Compartilhe  

últimas notícias