Diário de São Paulo
Siga-nos

Projeto do Museu da Imigração exibe documentário sobre refugiadas

O Museu da Imigração estreou hoje (5) o projeto Raiz, que promove um espaço de escuta no jardim da instituição sobre temas como identidade, direitos humanos,

Projeto do Museu da Imigração exibe documentário sobre refugiadas
Projeto do Museu da Imigração exibe documentário sobre refugiadas

Redação Publicado em 06/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h33


Projeto Raiz aborda identidade, xenofobia, refúgio, natureza e herança

O Museu da Imigração estreou hoje (5) o projeto Raiz, que promove um espaço de escuta no jardim da instituição sobre temas como identidade, direitos humanos, xenofobia, refúgio, natureza e herança. Após a perda de uma das figueiras centenárias do museu, esse projeto foi desenvolvido para ocorrer próximo ao tronco restante da árvore, disponibilizando aos visitantes conteúdos em áudio. As narrações, poesias e cantos foram produzidos especialmente para o projeto.Projeto do Museu da Imigração exibe documentário sobre refugiadasProjeto do Museu da Imigração exibe documentário sobre refugiadas

A ação foi inaugurada com uma produção do historiador e escritor Leandro Karnal. Nos próximos meses, o museu divulgou que haverá materiais do cantor e compositor Emicida e da jornalista Jessica Senra.

Ainda em maio, entre os dias 5 e 30, os visitantes poderão assistir ao documentário Adelante – A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil, dirigido pela cineasta e jornalista Luiza Trindade. Durante o horário de funcionamento do museu – quarta a domingo, das 11h às 17h -, os visitantes poderão assistir ao filme, que conta as histórias de oito mulheres, além de visualizar fotografias realizadas no processo de gravação.

Na programação remota, a live A Situação das Mobilidades Humanas na Pandemia traz, no dia 13, uma conversa com o Padre Assis Tavares, vindo de Cabo Verde que atua na favela de Vila Prudente, em São Paulo, com populações marginalizadas. O projeto mensal promove entrevistas com migrantes ou pesquisadores para tratar da situação das mobilidades na pandemia de covid-19. O evento será transmitido ao vivo pela conta no Instagram do museu, às 17h.

.

.

.

EBC

Compartilhe  

últimas notícias