Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura de SP demole casas, não remove entulho e famílias vivem em meio a escombros em comunidade na Zona Sul

Famílias que moram na comunidade Cidade Júlia, na Zona Sul de São Paulo, estão vivendo em meio à escombros e lixo após a Prefeitura de São Paulo demolir e não

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 12/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h23


Há dois anos, famílias começaram a ser retiradas da região, que fica próxima ao córrego Guaicuri, um afluente da Represa Billings.

Famílias que moram na comunidade Cidade Júlia, na Zona Sul de São Paulo, estão vivendo em meio à escombros e lixo após a Prefeitura de São Paulo demolir e não remover o entulho de casas da região.

A comunidade fica em Pedreira, e, há dois anos, famílias começaram a ser retiradas da região, que fica próxima ao córrego Guaicuri, em um projeto de recuperação do manancial da Represa Billings. Na época, segundo a Prefeitura, ficou acertado que as famílias retiradas seriam levadas para o residencial Espanha, um conjunto habitacional na Zona Sul.

No entanto, algumas famílias não tiveram o cadastro aprovado pela Caixa Econômica, e outras não aceitaram a proposta da prefeitura. Alguns moradores alegam que moram em casas com dois, três andares, que por vezes acomodam mais de um núcleo familiar, e que a transferência para apartamentos não comportaria essas dinâmicas familiares.

A dona de casa Helenita Silva disse que recebeu três propostas para sair, e em troca receberia um auxílio-aluguel. “Vou sair para ganhar 400 conto? Para morar em outro inferno? Onde que tem casa barata, só dentro da favela. Não vou perder minha casa”, disse Helenita.

Enquanto alguns moradores não entram em acordo com a prefeitura, e outros aguardam a transferência para conjuntos habitacionais, as famílias convivem com o entulho deixado pelas remoções.

“O problema é que a prefeitura fez tudo isso sem planejamento e deixou muitos moradores em situação de vulnerabilidade social, escombros, cenário de guerra, e muito lixo. Os insetos e ratos estão invadindo as casas”, disse o líder comunitário Wesley Silvestre.

A prefeitura disse que irá encaminhar as pessoas que tiveram o crédito reprovado pela Caixa para o conjunto habitacional Chácara do Conde, no Grajaú, conjunto que está em fase final de construção com 562 unidades. Parte será entregue esse mês e outra parte em dezembro.

Segundo a Secretaria de Habitação, a limpeza do bairro Cidade Júlia já começou e disse que pediu para a construtora responsável retomar as obras de reurbanização.

G1

Compartilhe