Passageiros de um voo da companhia aérea de baixo custo Ryanair testemunharam a hostilidade de um homem que agrediu com insultos racistas uma mulher negra de
Redação Publicado em 22/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 08h52
Passageiros de um voo da companhia aérea de baixo custo Ryanair testemunharam a hostilidade de um homem que agrediu com insultos racistas uma mulher negra de 77 anos.
O ataque, ocorrido em um voo de Barcelona para Londres na última sexta-feira, foi registrado em vídeo por um dos passageiros, que compartilhou as imagens nas redes sociais.
O incidente gerou uma onda de críticas à companhia aérea, por não ter retirado o passageiro agressor da aeronave. Muitas pessoas ameaçaram, inclusive, boicotar a empresa, sediada na Irlanda.
A Ryanair afirmou, por sua vez, que “não vai tolerar comportamentos indisciplinados como esse (do passageiro)”. E avisou que notificou o caso à polícia britânica.
No vídeo, visualizado mais de 1,8 milhões de vezes no Facebook, pode-se ouvir o homem insultando a mulher que estava sentada na mesma fileira dele e ameaçando “empurrá-la” para outro lugar.
“Não me importa se ela é uma pessoa com deficiência ou não. Não me diga o que eu devo fazer. Se eu digo a ela que ela tem que sair, ela tem que sair”, diz ele à filha da passageira, que está sentada ao seu lado.
A passageira, então, reage: “Você fede. Você precisa de um banho”.
Ele responde: “Estou dizendo a você. Se você não mudar de assento, eu vou empurrá-la para outro assento”.
E acrescenta: “Não fale comigo em uma língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida.”
Um passageiro sentado na fileira de trás intervém e o homem diz: “Eu vou continuar por quanto tempo eu quiser com essa negra feia e desgraçada”.
A filha disse ao site The Huffington Post que a discussão começou porque sua mãe tem artrite e demorou para se levantar da poltrona, localizada no corredor, para que o homem sentasse na janela.
David Lawrence, que filmou o episódio, contou em entrevista à BBC Radio 5 Live o que testemunhou:
“Tudo estava tranquilo, estávamos nos preparando para decolar. Foi quando ele embarcou e ao chegar ao assento, falou asperamente com a mulher que estava sentada no corredor.”
“Foi isso que me chamou a atenção, ele estava falando muito alto e sendo muito agressivo.”
Homem foi repreendido por funcionários da Ryanair, mas só depois de vários minutos de gritos — Foto: Facebook/David Lawrence/BBC
E começou a gritar com a mulher, dizendo “sai do caminho”, “tira os pés”, “você não deveria estar sentada aqui”.
Lawrence relatou que inicialmente os comissários de bordo não se envolveram. Segundo ele, a filha da senhora, que estava sentada em outra fileira, chegou e “iniciou uma discussão”.
“Ele passou por cima da mulher e sentou no lugar dele”, acrescenta.
Foi então que ele começou a registrar em vídeo o que veio a seguir, que descreve como uma “discussão repugnante de insultos raciais e linguagem grosseira”.
A filha contou que estava viajando de férias com a mãe, que imigrou da Jamaica para o Reino Unido na década de 1960, para marcar o aniversário de um ano da morte de seu marido.
“Sei que se eu ou qualquer outra pessoa negra estivesse se comportando como ele, teriam chamado a polícia e nos colocado para fora do avião”, disse ao The Huffington Post.
“Minha mãe ficou muito chateada e estressada com a situação toda, além da dor que já estava sentindo. Quanto a mim, também estou chateada com isso tudo: o fato de o passageiro não ter sido retirado do avião, e a forma como trataram a situação”, completou.
Um rapaz sentado na fileira logo atrás interveio, pedindo que o homem parasse de gritar. E recebeu elogios nas redes sociais.
Um comissário da Ryanair disse ao agressor: “Não seja tão grosseiro, você precisa se acalmar”.
Na sequência, ele avisa que vai reportar o incidente ao seu supervisor. E o homem responde: “Tudo bem”.
“Estou muito chocado”, desabafou Lawrence. “Não houve reação [da maioria dos outros passageiros]. Ninguém disse nada. O rapaz que realmente interveio… se viu obrigado a tomar uma atitude.”
Ele afirmou que foi uma “situação horrível” e que estava “chocado” com o fato de a Ryanair “permitir que algo assim não fosse controlado”.
O parlamentar Karl Turner está entre os que tuitaram sobre o incidente, dizendo que reforça “a tendência das companhias aéreas de ignorar esse tipo de comportamento”.
Ele também afirmou que o passageiro “deveria ter sido retirado do voo e entregue à polícia”.
Quem criticou o incidente e a forma como foi gerenciado concorda que o homem deveria ter sido colocado para fora do avião – em vez de a mulher ter mudado de lugar.
A Ryanair disse à BBC:
“Operamos diretrizes rígidas para passageiros que causam confusão e não vamos tolerar comportamentos indisciplinados como esse.”
“Vamos levar este assunto adiante e um comportamento abusivo ou que cause transtorno como esse fará com que passageiros sejam proibidos de viajar”, acrescentou.
A polícia britânica de Essex, onde fica localizado o Aeroporto de Stansted, destino do voo, está conduzindo a investigação.
“A Polícia de Essex leva a sério crimes relacionados a preconceito e queremos que todos os incidentes sejam denunciados. Estamos trabalhando em parceria com a Ryanair e as autoridades espanholas na investigação.”
O Departamento de Transportes informou, por sua vez, que “todos devem poder desfrutar de uma jornada segura e tranquila sem que seu voo seja estragado por uma minoria que causa confusão”.
E disse que trabalharia com as companhias aéreas e aeroportos “para ver o que mais pode ser feito para lidar com passageiros que geram transtornos”.
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