Cristina Pereira Matos, de 40 anos, e a menina Sofia Pereira, de 6, encontradas mortas em um carro tomado pela enxurrada estavam abraçadas e com um terço nas

Redação Publicado em 16/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h35
Cristina Pereira Matos, de 40 anos, e a menina Sofia Pereira, de 6, encontradas mortas em um carro tomado pela enxurrada estavam abraçadas e com um terço nas mãos, informou o Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (16). Até as 9h30, Anna Luísa Fernandes de Paiva Maria, de 16 anos, seguia desaparecida – ela sugada por galeria em Venda Nova.
Os dois corpos estavam em um Palio prata na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, que foi tomado por uma enxurrada nesta quinta-feira (15).
O volume da água foi tanto que atingiu aproximadamente dois metros de altura e muita lama se espalhou pela avenida. Uma retroescavadeira da prefeitura começou a limpeza ainda de madrugada.
Parte do alambrado da linha do metrô foi arrancada e muito lixo ficou preso à cerca. Ainda por causa da chuva, a Estação Vilarinho foi fechada e a composição fazia as viagens até a Estação Floramar. Ela permanecia fechada até as 9h40.

Carro em que estavam mãe e filha mortas durante temporal em BH ficou cheio de lama — Foto: Reprodução/GloboNews
As vítimas ficaram presas dentro do carro por causa da inundação e se afogaram. O trecho ficou alagado após vários córregos que margeiam a via transbordarem.
A Avenida Vilarinho, um dos mais movimentados acessos à Região Norte de Belo Horizonte, foi a mais afetada. Carros foram arrastados, pessoas ficaram ilhadas e muitas se arriscaram na travessia.
Segundo os bombeiros, uma jovem de 16 anos também foi levada pela enxurrada na Rua Doutor Álvaro Camargos, no bairro São João Batista, em Venda Nova. Segundo os militares, ela está desaparecida e as buscas foram retomadas por volta das 5h30.
De acordo com a Defesa Civil, este foi o dia mais chuvoso do ano na capital mineira.
O acumulado de chuva, segundo o órgão, por regional, das 12h30 até 20h30, foi de:

Parte de uma casa desabou por causa da chuva em Venda Nova, na capital mineira. — Foto: Ricardo Andrade/Arquivo pessoal
Parte de uma casa desabou no bairro Jardim dos Comerciários, em Venda Nova. Quatro adultos e uma criança estavam no local no momento em que paredes do imóvel cederam. Os bombeiros foram acionados.
“Pessoal teve alguns arranhões, mas nada sério. Estamos aqui ajudando a vizinha”, disse Ricardo Andrade que mora na casa ao lado.
Houve queda de muros no bairro Braúnas, na Região da Pampulha, e no Jardim Leblon, em Venda Nova.
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), disse na manhã desta sexta-feira (16) que a responsabilidade pelas duas mortes no temporal é dele.
“Então o que eu volto a repetir para a população de Belo Horizonte é o seguinte: ‘A responsabilidade é do prefeito. Ele é o culpado por tudo que aconteceu aqui’”, disse.
Ainda de acordo com Kalil, as obras necessárias para evitar alagamento e inundações na Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova, serão feitas. “Nós vamos fazer. Nós não somos como os outros. Nós não corremos da nossa responsabilidade e nós fomos eleitos para cuidar dessa população”.

Kalil assume responsabilidade por mortes durante tempestade em BH
Leia também

SP terá rodízio de veículos suspenso por dois dias devido ao feriado da Revolução Constitucionalista

Técnico do Egito aciona protocolo antirracismo da FIFA e leva cartão amarelo após gesto

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Homem é lançado do 12º andar durante tornado na China e sobrevive; tempestade deixa mortos e centenas de feridos

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Avião da Seleção volta ao Brasil com apenas Danilo e vira símbolo da crise após queda na Copa

Disputa eleitoral intensifica pressão nos bastidores de Brasília

EUA dizem que nenhum militar ficou ferido após ataques do Irã contra bases no Golfo

Brasil vence o Japão de virada e se aproxima da fase final da Liga das Nações de vôlei feminino

Entenda a prisão de Márcio Canella, ex-prefeito apoiado por Flávio Bolsonaro