Diário de São Paulo
Siga-nos

Mãe de criança e adolescente encontrados em casa cheia de lixo diz que sujeira se acumulou por ‘desleixo’

A mãe do menino de 11 e do adolescente de 14 anos, encontrados em um apartamento cheio de lixo em Goiânia, afirmou, na quinta-feira (31), que o imóvel onde

Mãe de criança e adolescente encontrados em casa cheia de lixo diz que sujeira se acumulou por ‘desleixo’
Mãe de criança e adolescente encontrados em casa cheia de lixo diz que sujeira se acumulou por ‘desleixo’

Redação Publicado em 01/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 16h05


Por conta do mau cheiro, vizinhos suspeitaram que tinha um corpo dentro do imóvel; manicure afirma que quer ter a guarda dos filhos de volta: ‘são tudo pra mim’.

A mãe do menino de 11 e do adolescente de 14 anos, encontrados em um apartamento cheio de lixo em Goiânia, afirmou, na quinta-feira (31), que o imóvel onde mora com a família ficou sujo por “desleixo”. Em entrevista à TV Anhanguera, a manicure disse que está arrependida e quer ter a guarda dos filhos de volta. Segundo o Conselho Tutelar, os menores foram encaminhados para a casa de um tio.

“Foi acumulando. Sei que foi desleixo, mas meus filhos são tudo pra mim”, afirmou a mãe.

A criança e o adolescente foram encontrados na manhã de quinta-feira, após uma denúncia anônima. Após a o resgate dos menores, vizinhos relataram que o apartamento exalava muito mau cheiro, e que eles suspeitavam que tinha algum corpo dentro do local.

“Teve um dia que eu falei para a síndica: ‘deve ter alguém morto aí, porque não tem lógica’, o tanto que tava mau cheiro. Não é só a questão do mau cheiro que incomoda os vizinhos. É a questão das crianças também, dos dois meninos viver nisso”, afirmou uma vizinha que não quis se identificar.

Outra moradora do prédio disse que, além do mau cheiro, saíam insetos de dentro do local. Ela afirma que as crianças sofriam bullying dentro do condomínio por conta da sujeira.

“Estava saindo barata debaixo da porta, coró, e um mau cheiro fedido que a gente pensou até que tinha alguma coisa podre lá dentro. Os meninos estão sofrendo bullying aqui no prédio e nas escolas. Ninguém quer ficar perto deles, porque eles fedem”, revelou.

Segundo o conselheiro tutelar Jorge Pereira, a mãe disse que estava sem tempo para colocar o imóvel em ordem. “Ela alega que é uma mãe sozinha e que trabalha muito o dia inteiro para cuidar dos filhos e não teve condições nem tempo de fazer a limpeza da casa”, afirmou.

Condições insalubres

O presidente do Conselho Tutelar de Goiânia, Dácio Anacleto, contou que os garotos foram encontrados em situação de abandono e negligência.

“Quando chegamos, as crianças estavam sozinhas e não abriram a porta. Buscamos a mãe no trabalho e ela nos deixou entrar. Quando ela abriu a porta já saíram várias baratas de lá de dentro. Eu nunca vi nada igual. Eram pilhas de lixo: restos de comida, embalagens de pizza, sanduíche, papel higiênico. Sem condições de viver lá dentro”, disse ao G1.

Segundo o conselheiro, a mãe alegou que só precisava arrumar a casa. As próprias crianças consideravam o ambiente normal, por já estarem acostumadas. No entanto, o órgão determinou que as crianças só voltem para casa após a mulher cumprir uma série de exigências.

“Ela precisa provar que tem condições de manter um ambiente salubre para as crianças. O Conselho vai encaminhá-la para um acompanhamento psicológico e o mesmo será feito pelas crianças. Ela deve ser denunciada por abandono e negligencia”, destacou.

De acordo com o Conselho Tutelar, a mãe foi encaminhada para atendimento psicológico.

Casa onde irmãos foram encontrados estava em condições insalubres segundo conselheiro Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/Conselho Tutelar)

Casa onde irmãos foram encontrados estava em condições insalubres segundo conselheiro Goiânia Goiás (Foto: Reprodução/Conselho Tutelar)

Compartilhe  

últimas notícias